Integrando as atividades do “Verão com Arte”, projeto de extensão do Centro de Artes da UFPel, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro o mini-curso “O teatro na sala de aula: método teatro criativo”, ministrado pela professora, psicóloga e arte/terapeuta Clarissa Meroni de Souza.
E lá estávamos nós, Roberta Vellar, Neiva Nunes e Daiane Rosenhein participando de mais uma atividade que amplia e complementa a nossa formação.
A proposta do curso foi a de encaminhar ludicamente a reflexão acerca das potencialidades do teatro em sala de aula. Segundo a professora Clarissa, é fundamental explorar a linguagem dramática em sala de aula, pois ela é uma ferramenta capaz para dar significado ao prazer pedagógico, à compreensão das relações afetivas e, principalmente, encaminhar transformação do cotidiano.
Foram três dias de estudos muito gratificantes, nos quais foi possível unir o prazer das atividades práticas à reflexão sobre os usos dos recursos teatrais em nossas futuras práticas, fazendo assim surgir um trabalho interdisciplinar significativo.
Post de Roberta Vellar.
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
domingo, 12 de fevereiro de 2012
Estudando nas férias
Durante o período das férias acadêmicas as discussões e os estudos referentes ao grupo do PIBID são realizados através do Ambiente Virtual de Aprendizagem do CEAD (Centro de Educação Aberta e a Distância) – UFPel.
Neste Ambiente, que também é utilizado em época letiva, criam-se oportunidades para discutirmos acerca de leituras, planejamentos de oficinas e ações para o próximo semestre. Nas últimas semanas o grupo vem debatendo sobre as inter-relações existentes nos conceitos de cultura e cultura visual, identidade e memória.
É interessante destacar que, além de existirem fóruns nos quais o conhecimento é construído coletivamente, também possuímos atividades individuais de leitura e construção de conceitos a partir dos autores de referência.
Atualmente, estamos aprofundando os conhecimentos sobre aquilo que forma a Cultura Visual: a imagem. Para tal, debruçamo-nos sobre a leitura do livro “A Imagem” de Jacques Aumont.
Post de Paula Pereira Pinto
Neste Ambiente, que também é utilizado em época letiva, criam-se oportunidades para discutirmos acerca de leituras, planejamentos de oficinas e ações para o próximo semestre. Nas últimas semanas o grupo vem debatendo sobre as inter-relações existentes nos conceitos de cultura e cultura visual, identidade e memória.
É interessante destacar que, além de existirem fóruns nos quais o conhecimento é construído coletivamente, também possuímos atividades individuais de leitura e construção de conceitos a partir dos autores de referência.
Atualmente, estamos aprofundando os conhecimentos sobre aquilo que forma a Cultura Visual: a imagem. Para tal, debruçamo-nos sobre a leitura do livro “A Imagem” de Jacques Aumont.
Post de Paula Pereira Pinto
Assinar:
Postagens (Atom)