O Congresso de Iniciação Científica da UFPel aconteceu
nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2012, onde alguns integrantes do PIBID
Artes Visuais participaram, além de assistirem as palestras também com
apresentação de trabalho referente as práticas realizadas no Programa. Sob a
orientação da professora, doutora da UFPEL e coordenadora do PIBID Artes
Visuais, Cláudia Brandão, foram apresentados três trabalhos. São eles:
Sala de Artes como um espaço infinito:
reflexões proporcionadas pelo PIBID 3/UFPEL,de Daniel Konrath, que trata das
questões e da importância dos espaços e a relação do ambiente com o ensino.
Usando para reflexão os espaços destinados dentro das escolas às Artes Visuais,
trabalho baseado em pesquisa e que parte da leitura e análise do livro “A
Poética do Espaço”, de Gaston Bachelard (1993).
A formação docente em Artes Visuais no âmbito do
PIBID3/UFPEL, de Daniela dos Santos, que se trata de um relato da primeira experiência das Artes Visuais dentro do
PIBID3, onde baseados em pesquisas bibliográficas e reflexões acerca das
vivências, foram planejadas oficinas de Stencil, Materiais
e Técnicas Alternativas, Gravura e Arte Postal, para a 15ª Semana da Educação
do IEE Assis Brasil. A oficina de Arte Postal teve a sua influência dentro das
atividades seguintes do PIBID.
Webquest: Uma ferramenta
virtual nos processos de ensino-aprendizagem do PIBID 3/Artes Visuais, de Paula
Pinto, que é um relato do curso que foi proporcionado aos bolsistas do
subprojeto das Artes Visuais do PIBID3/Artes Visuais, um curso sobre a criação
de WebQuests, dentro das atividades previstas para a área. Trata da importância
do uso das novas tecnologias em aula e da experiência dos bolsistas com a
ferramenta.
Investigando sobre o
ensino de artes visuais em uma escola pública de Pelotas: ações do PIBID 3/Artes
Visuais, de Thais do Amaral, Roberta Vellar e Mahuã da Silva, que trata do resultado de uma experiência vevenciada
através do subprojeto das Artes Visuais do PIBID 3, em uma escola estadual da cidade de Pelotas. Foi
realizado um diagnóstico, para conhecermos como se dá o funcionamento da
disciplina de Artes Visuais no cotidiano escolar, tendo como foco os professores
de Artes Visuais atuantes na escola em questão. O trabalh fala, a partir desta pesquisa,
sobre a importância do uso do cotidiano dos escolares e das tecnologias que
fazem parte da vida destes.
Além dos
trabalhos mencionados muitos integrantes do PIBID3/Artes Visuais apresentaram
trabalhos referentes a outras pesquisas de projetos particulares, como seus
TCCs.
Postado por Thais do Amaral.