Páginas

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

WEBMUSEUS

Os pibidianos das Artes Visuais têm pesquisado novas ferramentas virtuais para utilizar em suas práticas,  entre elas está o Webmuseu de arte.
 
Webmuseus são espaços virtuais que propiciam, através da internet, uma aproximação e interação entre usuários e determinado patrimônio. Esta ferramenta facilita o acesso à reproduções de obras de arte, assim como à informações a respeito de obras, artistas e galerias do mundo todo. Além disso, as imagens em alta definição permitem a visualização de detalhes que geralmente passam despercebidos.
 
Em alguns casos, é possível “andar” pelos corredores das galerias e aproximar-se do que mais lhe interessar, simulando um passeio real, ainda que a visita virtual não substitua a presencial, por se tratarem de experiências diferentes.
 
 
 
Alguns Links de Webmuseus:

http://www.museuvirtualdeouropreto.com.br/tour-virtual.html
http://masp.art.br/masp2010/

Postado por Daniel Konrath

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

PIBID GeoArtes da UFPEL no ConFaeb

O ConFaeb – Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil – acontece desde o final da década de 80 em vários Estados do Brasil, dando vez para trabalhos de Educação, proporcionando um dialogo sobre diversidade com profissionais e estudantes da área de Artes. A Faeb participou ainda, de uma assembleia em que se posicionou a favor da arte-educação e da cultura durante o processo da LDB 9394/96, ajudando assim a concretizar Arte como parte do currículo.
 
Este ano a 22º ConFaeb acontece na cidade de São Paulo na data de 29 de outubro à 2 de novembro tendo como título ARTE/EDUCAÇÃO: CORPOS EM TRÂNSITO, como objetivo a ConFaeb valoriza os estudos em Arte Educação fortalecendo e valorizando esse tema buscando cada vez mais uma educação comprometida com a cultura brasileira.
 
Nesta edição, o PIBID GeoArtes da UFPEL participará com a apresentação de trabalhos nos
diversos eixos temáticos trazidos, na modalidade de e-pôster e comunicação, os alunos levarão ao evento experiências de trabalhos vivenciados a partir de pesquisas oportunizadas pelo Programa de Bolsa de Iniciação à Docência, tendo a certeza de que maior será o conhecimento após participar do congresso.
 
A seguir, o título e os autores dos trabalhos a serem apresentados:
 
E-posters:
Arte e educação ambiental: Uma proposta pedagógica do PIBID3/ Artes Visuais, UFPEL (Janice Rocha de Souza do Amaral, Queli Daiane Silva Rios, Daiane Figueiredo Rosenhein, Cláudia Mariza Mattos Brandão);
O ensino das artes visuais em uma atividade interdisciplinar do PIBID, UFPEL (Mahuã Alonso da Silva, Thais Machado do Amaral, Francine Siegert, Cláudia Mariza Mattos Brandão);
Ações em Artes Visuais no PIBID 3/UFPEL (Priscila Brathel Monteiro, Raquel Mendes, Mirella Silva de Oliveira, Claudia Mariza Mattos Brandão);
O ambiente virtual de aprendizagem nos processos de formação docente em artes visuais: práticas do PIBID 3/UFPEL (Daniela Pereira dos Santos, Cláudia Mariza Mattos Brandão);
Comunicação:
Da iniciação à docência em artes visuais à formação continuada: desafios do PIBID 3 - Geoartes - UFPEL (Cláudia Mariza Mattos Brandão, Rosah Lemos);
Recursos virtuais no ensino das artes visuais no PIBID 3/UFPEL (Paula Pereira Pinto, Daniel Keglis Konrath, Diana Silveira de Almeida, Cláudia Mariza Mattos Brandão);
 
Postado por Mahuã Alonso da Silva

domingo, 12 de agosto de 2012

Intercâmbio entre as mais diversas áreas da Arte


O 16 ENE ARTE (Encontro Nacional de Estudantes de Arte) acontecido na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) reuniu estudantes de todo o Brasil. Diversas atividades ocorreram do dia 21 ao dia 29 de agosto, tempo em que tive a possibilidade, além de trabalhar como monitora do evento, de conhecer museus, galerias e artistas localizados por toda a cidade do RJ.
 
No segundo dia do evento tive a oportunidade de assistir ao festival de animação, o Animamundi, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Logo após, fomos ao MAM (Museu de Arte Moderna) onde estava tendo a exposição do artista Alberto Giacometti. As áreas das artes que mais se destacaram no evento foram teatro e dança. Fiquei encarregada de Monitorar os espetáculos que ocorriam no Teatro Odylo, um dos maiores teatros do RJ. Participei de uma experiência surpreendente de montagem de palco, passagem de luz, música, montagem de cenário, ensaios e etc.

Na quarta feira faltou luz no prédio da UERJ ,dando assim um dia de folga para os monitores. Fui ao Museu de Belas artes onde estava tendo duas exposições: “Artistas Brasileiros na Itália” e gravuras da artista Ana Letícia. Outro local que visitei foi o espaço da Caixa Cultural, onde me deparei com obras do Salvador Dali e mais duas exposições, uma de Grafite e outra de História em Quadrinhos. Dando sequência ao dia, resolvemos assistir uns curtas no Cine Garagem que estava acontecendo no mesmo local.

O evento  N Arte ocorreu por toda a cidade do Rio de janeiro, contando com atividades no morro do Alemão, Sesc Tijuca, Espaço Cartola e etc.
Dentre as atividades que participei ao longo da semana a que mais me surpreendeu foi a aula de interatividade com o corpo. Fizeram-nos rolar um em cima dos outros, criar estátuas humanas e levar performances para a rua.
 
Na sexta feira todos os participantes do evento se reuniram em uma plenária para decidir a sede do próximo N Arte  e discutir o que havia acontecido no evento desse ano, contando com a participação de 21 Universidades Federais e Estaduais. Foi decidido que o próximo evento será no Espírito santo na UFES.
 
Página do evento: http://www.enearte.uerj.br/



Postado por Priscila Barthel

domingo, 29 de julho de 2012

Atividades não-presenciais do grupo Interdisciplinar da Escola Areal

Após análise das entrevistas realizadas com alunos, professores e coordenação da Escola Areal, foi diagnosticado que um tema importante a ser trabalhado através do projeto interdisciplinar do PIBID seria o meio ambiente. 

 Portanto, em tempos de greve na Universidade Federal de Pelotas, assim como na grande maioria das federais do Brasil inteiro, aproveitamos o recesso para estudar alguns textos que serão importantes para desevolvimento deste projeto. São eles: 

1. Lei 9795 de 1999 de Educação Ambiental 
2. Livro: Piaget e a Questão Ambiental – Capítulos 1 e 2 
3. PCNs - Temas Transversais Meio Ambiente 

Dentro do tema do meio ambiente, procuramos trabalhar outras questões percebidas como importantes e urgentes através do diagnóstico, como o incentivo à leitura e a escrita, a formação de público e a baixa auto-estima dos jovens, através de atividades sugeridas pelo grupo que envolvem as quatro áreas principais: artes visuais, dança, geografia e música, além de outras áreas também. 

 Pra quem se interessar pelo tema do meio ambiente e queria acompanhar estas leituras, segue o link para download destes arquivos:

http://www.4shared.com/rar/UFymCGZU/arquivos.html 

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Pibid na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

No dia 07 de maio de 2012 o PIBID realizou oficinas na Escola Monsenhor Queiroz. Essas oficinas tiveram como tema geral o projeto que a escola desenvolve a OBAA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica).

Os pibidianos formaram 3 grupos, cada grupo com um integrante de cada área, Artes Visuais, Dança, Música e Geografia, desta forma com intuito de unir as áreas e oferecer oficinas interdisciplinares.

Meu grupo foi composto por Carlos André (Geografia), Daiane da (Dança), Marilucia(Música), e Thais (Artes Visuais). Elegemos como assunto a “Cosmologia”, o público alvo eram alunos da 8ª série e do 1º ano do Ensino Médio. A oficina que teve a duração de 45 minutos para cada grupo de 10 a 15 alunos, consistia em após as devidas apresentações de quem somos e o que pretendíamos, conduzíamos os alunos para que entrassem em uma sala totalmente escura.

Neste momento, com os alunos sentados no chão, o pibidiano Carlos André fazia perguntas a respeito da localização deles no espaço. Após a localização de acordo com os pontos cardeais era projetado um breve documentário a respeito da formação do universo, e pedíamos que prestassem atenção nas imagens do vídeo. A pibidiana Daiane pedia que levantassem e se espalhassem pela sala, eram distribuídas pequenas lanternas e pulseiras de neon, Daiane explicava sobre a “cinesfera” (limite natural do espaço pessoal, esfera que cerca o corpo esteja ele em movimento ou em imobilidade, espaço que nossos membros alcançam) e pedia que fizessem movimentos com o corpo ouvindo o som (que vinha de um instrumento alternativo utilizado por Marilucia, do qual era emitido um som misterioso) de forma que mostrassem através da luz imagens do cosmos.

Neste momento eu falava que as imagens dessas luzes seriam captadas em fotografias e que essa técnica é chamada de Light Painting (pintura com luz) utilizada por artistas nas Artes Visuais. Também dava uma breve explicação de como era possível realizar a técnica, dizendo inclusive que eles poderiam experimentar em suas câmeras, e explicava o porquê na fotografia é registrada apenas o caminho da luz. Então após um tempo de atividade, projetávamos as fotos na parede para que os alunos pudessem ver e refletir sobre os resultados.

Todos gostamos muito dos resultados, os alunos ficaram encantados com a atividade no escuro e com os resultados das imagens. Decidimos que será realizada uma exposição com as fotografias produzidas e, em uma nova oportunidade, uma oficina de Light Painting, onde possamos desenvolver mais a técnica. Em relato pedido por uma professora, uma das turmas colocou como positivo o fato de termos conseguido unir as disciplinas em uma única atividade.

“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.” (Paulo Freire).




Postado por Thais Machado do Amaral

terça-feira, 3 de julho de 2012

I ENCONTRO NACIONAL DO PIBID/UNISC

No dia 29 de Maio, as pibidianas Queli, Diana e Daniela participaram do I ENCONTRO NACIONAL DO PIBID/UNISC, realizado na Universidade de Santa Cruz, localizada na cidade de Santa Cruz do Sul. As estudantes do curso de artes Visuais da UFPEL, participantes do PIBID3 apresentaram relatos de ações e reflexões originadas através de atividades do subprojeto das Artes Visuais, desenvolvidas no segundo semestre de 2011.

Além de relatos de experiências o evento contou com palestras, musicas, apresentação de contos, poesias entre outras atividades. Em destaque cito a participação de Frei Betto no evento, autor de 53 livros.

Frei Betto é adepto da Teologia da Libertação, em 2003 e 2004 foi assessor especial do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Sila e ainda, coordenou a mobilização social do programa Fome Zero. Durante a ditadura militar foi preso duas vezes, e a experiência na prisão encontra-se relatada nos livros “Cartas da Prisão”, “Dário de Fernando - nos cárceres da ditadura militar brasileira” e “Batismo de Sangue”.


Postado por Queli Rios

terça-feira, 19 de junho de 2012

Pesquisa de Campo acerca do processo de Fotografia Artesanal

No dia 4 de maio nós, do grupo das Artes Visuais, juntamente com alguns integrantes da Geografia e da Dança que integram o PIBID GeoArtes, tivemos a oportunidade de conhecer a Lagoa Mirim, localizada na Praia da Capilha, no entorno da Estação Ecológica do Taim.

Lugar encantador e totalmente diferente do que se espera de uma convencional praia turística de verão, onde as pessoas vão para tomar banho de mar e sol. Estávamos ali para conhecer e descobrir um pouco mais sobre aquele lugar, numa real pesquisa de campo, apesar de não haver infra-estrutura de restaurantes e sanitários.

No local está localizada a antiga Capela da Nossa Senhora da Conceição - que só foi observada externamente, já que a mesma estava fechada para visitação -  e uma bucólica praça onde, apesar do pouco tempo que ficamos ali, fez-nos sentir como num refugio do cotidiano.

As fotografias abaixo foram tiradas com uma câmera construída a partir de uma lata de sardinha, através do processo fotográfico artesanal conhecido como Pinhole , também conhecido como Foto na Lata

O desenvolvimento de processos fotográficos alternativos é um dos focos das ações do subprojeto das Artes Visuais nesta edição do PIBID. Sendo assim, foi possível experienciar algo que mais adiante será trabalhado nas escolas, mostrando o quanto essas saídas de campo são fundamentais na formação do sujeito, seja através dos registros feitos, das experiências trocadas, como dos conteúdos históricos e ecológicos que ali foram vivenciados.




Postado por Daniela Santos