Páginas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

A EEEM AREAL inicia as atividades do Projeto Interdisciplinar

No dia 16 de outubro, terça-feira, finalmente damos início às atividades propostas no projeto interdisciplinar, intitulado " CORPO E MEIO AMBIENTE – A VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR NA BUSCA DA CIDADANIA AMBIENTAL: O CASO DA ESCOLA ESTADUAL DE
ENSINO MÉDIO AREAL/PELOTAS-RS ".

A 1ª atividade foi o ciclo de cinema, realizada com as turmas de 6º ano A e B, e o filme escolhido foi "Wall-E", Animação de 2008, com direção de Andrew Stanton, por permitir  ao grupo levantar questionamentos e problematizar a relação homem-meio ambiente e outras questões ambientais, sendo meio ambiente o tema do projeto.

Cada área escolheu momentos importantes do filme nos quais os pibidianos puderam fazer intervenções, na forma de atividade ou discussão. As turmas responderam bem à atividade, que permitiu também que introduzíssemos conteúdos a serem explorados e problematizados nas ações futuras.



quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Curso de WebQuest

No dia 10 de outubro de 2012 ocorreu o fechamento do Curso de WebQuest iniciado no mês de junho do ano corrente. A proposta fez parte das atividades previstas para a área de Artes Visuais do PIBID III, UFPel.

Tal iniciativa vai ao encontro dos objetivos do subprojeto das Artes Visuais, em especial o de fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador, que utilizem recursos de tecnologia da informação e da comunicação articuladas com a realidade local das escolas envolvidas no Programa.

A WebQuest, além de poder servir como material didático, é um meio de direcionamento e afunilamento da pesquisa em rede, possibilitando aos discentes em formação um guia na busca do conhecimento O curso foi ministrado pelo Prof. Me. João Luis Rocha Paixão Côrtes, com a utilização do programa SeaMonkey para a criação de WebQuests sobre diversos conteúdos envolvendo a área de Artes Visuais. No encerramento das atividades, cada pibidiano(a) apresentou a sua WebQuest, falando sobre o assunto escolhido e os links criados através das ferramentas do SeaMonkey. Temas abordados pelos(as) pibidianos(as):
  • Arte Postal: Mahuã, Thaís
  • Arte Postal e Web Art: Daiane
  • Light Painting: Diana
  • Graffiti: Paula
  • Regina Silveira: Queli
  • Videoarte: Bianca
  • Suzana Queiroga: Janice
  • Pinhole: Daniela
  • Arte funerária: Daniel
  • Arte eletrônica e cibercultura: Priscila


 
Postado por: Paula Pereira Pinto

sábado, 20 de outubro de 2012

23º Seminário Nacional de Arte e Educação - FUNDARTE

O PIBID possibilitou seus bolsistas a oportunidade de participar do 23º Seminário Nacional de Arte e Educação da Fundação de Artes de Montenegro, que ocorreu nos dias 1 a 4 de outubro de 2012.

O curso de Artes Visuais licenciatura apresentou dois trabalhos: um relato de experiência, "A realidade do ensino das Artes Visuais em uma Escola Pública de Pelotas" de Daiane, Janice, Queli, Claudia, apresentado por Daiane Rosenhein e um pôster, "Artes Visuais e Interdisciplinaridade no PIBID III/UFPEL", de Mirella, Priscipla, Raquel e Claudia, apresentado por Mirella.

O seminário, além das comunicações, dos relatos de experiências e pôster, proporcionou diversos painéis com palestrantes de todas as áreas artísticas, oficinas e apresentações de música, dança e teatro, além da exposição na galeria da FUNDARTE, denominada ALFA/TECA Ponto de Fuga - coletivo em Arte, que possibilitou aos participantes enriquecer os conhecimentos da sua área de conhecimento e aprender um pouco das outras linguagens da arte.



Postado por Daiane Rosenhein

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Apresentação dos projetos interdisciplinares

Foi realizada no sábado, dia 06 de outubro, a apresentação dos projetos interdisciplinares que iniciarão ainda este ano nas escolas participantes do PIBID III.

Os projetos foram construídos a partir dos diagnósticos realizados nas escolas, no começo da atuação do PIBID, no qual foram detectados as necessidades e anseios de cada escola. Foram observadas, durante a apresentação, algumas semelhanças entre os projetos apresentados ao grande grupo constituinte do PIBID III GeoArtes, tais como a valorização do espaço escolar, relação escola-aluno, bem como o cotidiano dos alunos.

Na escola Santa Rita será trabalhado os temas valorização e ressignificação com o título “LUGAR ESCOLA”; no Instituto Assis Brasil identidade e corporeidade por meio do grafite com o título ”DAS CLASSES AOS MUROS”; Na Escola Monsenhor Queiroz o tema será diversidade e identidade com o título “HIP HOPIRANDO NO MONSA” e a Escola Areal trabalhará o tema Meio Ambiente com o título "CORPO E MEIO AMBIENTE - A VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR NA BUSCA DA CIDADANIA AMBIENTAL: O CASO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO AREAL/PELOTAS-RS".

No entanto, apesar das semelhanças, cada grupo interdisciplinar trabalhará de forma diversificada contemplando as necessidades de cada escola.

 
  
Postado por Janice do Amaral e Queli Rios

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

WEBMUSEUS

Os pibidianos das Artes Visuais têm pesquisado novas ferramentas virtuais para utilizar em suas práticas,  entre elas está o Webmuseu de arte.
 
Webmuseus são espaços virtuais que propiciam, através da internet, uma aproximação e interação entre usuários e determinado patrimônio. Esta ferramenta facilita o acesso à reproduções de obras de arte, assim como à informações a respeito de obras, artistas e galerias do mundo todo. Além disso, as imagens em alta definição permitem a visualização de detalhes que geralmente passam despercebidos.
 
Em alguns casos, é possível “andar” pelos corredores das galerias e aproximar-se do que mais lhe interessar, simulando um passeio real, ainda que a visita virtual não substitua a presencial, por se tratarem de experiências diferentes.
 
 
 
Alguns Links de Webmuseus:

http://www.museuvirtualdeouropreto.com.br/tour-virtual.html
http://masp.art.br/masp2010/

Postado por Daniel Konrath

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

PIBID GeoArtes da UFPEL no ConFaeb

O ConFaeb – Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil – acontece desde o final da década de 80 em vários Estados do Brasil, dando vez para trabalhos de Educação, proporcionando um dialogo sobre diversidade com profissionais e estudantes da área de Artes. A Faeb participou ainda, de uma assembleia em que se posicionou a favor da arte-educação e da cultura durante o processo da LDB 9394/96, ajudando assim a concretizar Arte como parte do currículo.
 
Este ano a 22º ConFaeb acontece na cidade de São Paulo na data de 29 de outubro à 2 de novembro tendo como título ARTE/EDUCAÇÃO: CORPOS EM TRÂNSITO, como objetivo a ConFaeb valoriza os estudos em Arte Educação fortalecendo e valorizando esse tema buscando cada vez mais uma educação comprometida com a cultura brasileira.
 
Nesta edição, o PIBID GeoArtes da UFPEL participará com a apresentação de trabalhos nos
diversos eixos temáticos trazidos, na modalidade de e-pôster e comunicação, os alunos levarão ao evento experiências de trabalhos vivenciados a partir de pesquisas oportunizadas pelo Programa de Bolsa de Iniciação à Docência, tendo a certeza de que maior será o conhecimento após participar do congresso.
 
A seguir, o título e os autores dos trabalhos a serem apresentados:
 
E-posters:
Arte e educação ambiental: Uma proposta pedagógica do PIBID3/ Artes Visuais, UFPEL (Janice Rocha de Souza do Amaral, Queli Daiane Silva Rios, Daiane Figueiredo Rosenhein, Cláudia Mariza Mattos Brandão);
O ensino das artes visuais em uma atividade interdisciplinar do PIBID, UFPEL (Mahuã Alonso da Silva, Thais Machado do Amaral, Francine Siegert, Cláudia Mariza Mattos Brandão);
Ações em Artes Visuais no PIBID 3/UFPEL (Priscila Brathel Monteiro, Raquel Mendes, Mirella Silva de Oliveira, Claudia Mariza Mattos Brandão);
O ambiente virtual de aprendizagem nos processos de formação docente em artes visuais: práticas do PIBID 3/UFPEL (Daniela Pereira dos Santos, Cláudia Mariza Mattos Brandão);
Comunicação:
Da iniciação à docência em artes visuais à formação continuada: desafios do PIBID 3 - Geoartes - UFPEL (Cláudia Mariza Mattos Brandão, Rosah Lemos);
Recursos virtuais no ensino das artes visuais no PIBID 3/UFPEL (Paula Pereira Pinto, Daniel Keglis Konrath, Diana Silveira de Almeida, Cláudia Mariza Mattos Brandão);
 
Postado por Mahuã Alonso da Silva

domingo, 12 de agosto de 2012

Intercâmbio entre as mais diversas áreas da Arte


O 16 ENE ARTE (Encontro Nacional de Estudantes de Arte) acontecido na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) reuniu estudantes de todo o Brasil. Diversas atividades ocorreram do dia 21 ao dia 29 de agosto, tempo em que tive a possibilidade, além de trabalhar como monitora do evento, de conhecer museus, galerias e artistas localizados por toda a cidade do RJ.
 
No segundo dia do evento tive a oportunidade de assistir ao festival de animação, o Animamundi, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Logo após, fomos ao MAM (Museu de Arte Moderna) onde estava tendo a exposição do artista Alberto Giacometti. As áreas das artes que mais se destacaram no evento foram teatro e dança. Fiquei encarregada de Monitorar os espetáculos que ocorriam no Teatro Odylo, um dos maiores teatros do RJ. Participei de uma experiência surpreendente de montagem de palco, passagem de luz, música, montagem de cenário, ensaios e etc.

Na quarta feira faltou luz no prédio da UERJ ,dando assim um dia de folga para os monitores. Fui ao Museu de Belas artes onde estava tendo duas exposições: “Artistas Brasileiros na Itália” e gravuras da artista Ana Letícia. Outro local que visitei foi o espaço da Caixa Cultural, onde me deparei com obras do Salvador Dali e mais duas exposições, uma de Grafite e outra de História em Quadrinhos. Dando sequência ao dia, resolvemos assistir uns curtas no Cine Garagem que estava acontecendo no mesmo local.

O evento  N Arte ocorreu por toda a cidade do Rio de janeiro, contando com atividades no morro do Alemão, Sesc Tijuca, Espaço Cartola e etc.
Dentre as atividades que participei ao longo da semana a que mais me surpreendeu foi a aula de interatividade com o corpo. Fizeram-nos rolar um em cima dos outros, criar estátuas humanas e levar performances para a rua.
 
Na sexta feira todos os participantes do evento se reuniram em uma plenária para decidir a sede do próximo N Arte  e discutir o que havia acontecido no evento desse ano, contando com a participação de 21 Universidades Federais e Estaduais. Foi decidido que o próximo evento será no Espírito santo na UFES.
 
Página do evento: http://www.enearte.uerj.br/



Postado por Priscila Barthel