Páginas

domingo, 10 de março de 2013

Das Classes aos Muros

O projeto interdisciplinar intitulado "Das Classes aos Muros", teve como objetivo problematizar, junto a estudantes do ensino médio, questões relativas à corporeidade dos sujeitos contemporâneos em interação com o espaço urbano, em particular aqueles que se expressam através da linguagem do graffiti.

Divididos em grupos de áreas, cada grupo junto ao professor colaborador e às supervisoras propuseram dinâmicas, exposição dialogada, stencils, utilização de recursos multimídia, saída de campo, atividades teórico-práticas com os alunos do curso normal da turma 1 N3.

O projeto e seus resultados foram apresentados no dia 10 de janeiro de 2013, das 14:00 as 17: 30, no auditório do prédio de arquitetura da UFPEL ao grande grupo dos pibidianos das quatro escolas envolvidas no PIBID3-GeoArtes. Todas as escolas fizeram suas apresentações nesse mesmo evento. 



Postado por Raquel Mendes

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

PIBID 3/ Artes Visuais participou do 21º CIC- Congresso de Iniciação Científica da UFPel em 2012


O Congresso de Iniciação Científica da UFPel aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2012, onde alguns integrantes do PIBID Artes Visuais participaram, além de assistirem as palestras também com apresentação de trabalho referente as práticas realizadas no Programa. Sob a orientação da professora, doutora da UFPEL e coordenadora do PIBID Artes Visuais, Cláudia Brandão, foram apresentados três trabalhos. São eles:
 
Sala de Artes como um espaço infinito: reflexões proporcionadas pelo PIBID 3/UFPEL,de Daniel Konrath, que trata das questões e da importância dos espaços e a relação do ambiente com o ensino. Usando para reflexão os espaços destinados dentro das escolas às Artes Visuais, trabalho baseado em pesquisa e que parte da leitura e análise do livro “A Poética do Espaço”, de Gaston Bachelard (1993).

A formação docente em Artes Visuais no âmbito do PIBID3/UFPEL, de Daniela dos Santos, que se trata de um relato da primeira experiência das Artes Visuais dentro do PIBID3, onde baseados em pesquisas bibliográficas e reflexões acerca das vivências, foram planejadas oficinas de Stencil, Materiais e Técnicas Alternativas, Gravura e Arte Postal, para a 15ª Semana da Educação do IEE Assis Brasil. A oficina de Arte Postal teve a sua influência dentro das atividades seguintes do PIBID.

Webquest: Uma ferramenta virtual nos processos de ensino-aprendizagem do PIBID 3/Artes Visuais, de Paula Pinto, que é um relato do curso que foi proporcionado aos bolsistas do subprojeto das Artes Visuais do PIBID3/Artes Visuais, um curso sobre a criação de WebQuests, dentro das atividades previstas para a área. Trata da importância do uso das novas tecnologias em aula e da experiência dos bolsistas com a ferramenta.

Investigando sobre o ensino de artes visuais em uma escola pública de Pelotas: ações do PIBID 3/Artes Visuais, de Thais do Amaral, Roberta Vellar e Mahuã da Silva, que trata do resultado de uma experiência vevenciada através do subprojeto das Artes Visuais do PIBID 3, em uma escola estadual da cidade de Pelotas. Foi realizado um diagnóstico, para conhecermos como se dá o funcionamento da disciplina de Artes Visuais no cotidiano escolar, tendo como foco os professores de Artes Visuais atuantes na escola em questão. O trabalh fala, a partir desta pesquisa, sobre a importância do uso do cotidiano dos escolares e das tecnologias que fazem parte da vida destes.

Além dos trabalhos mencionados muitos integrantes do PIBID3/Artes Visuais apresentaram trabalhos referentes a outras pesquisas de projetos particulares, como seus TCCs.


 
Postado por Thais do Amaral.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Uma Mediação Diferente..

Aconteceu nos dias 21 e 23 de janeiro de 2013, com o grupo interdisciplinar do Assis Brasil e o grupo disciplinar de Artes Visuais do PIBID-3, a visitação da exposição Pons Dulcis Sulinas, que se encontra na  galeria do Centro de Artes-UFPel, A SALA. 

A exposição traz a produção dos professores de Artes Visuais do próprio Centro, e contou com a mediação do grupo Patafisica, um grupo que tem como proposta metodologias educativas diferenciadas. De acordo com a coordenadora Carolina Rochefort, em citação no site do grupo, para eles "mediar é trocar, é criar relações, diálogos, sobreposições. É produzir conversações que extrapolam os limites estabelecidos pelos conceitospoética do artista a partir dos múltiplos agenciamentos, ramificações geradas no encontro dos sujeitos, obraartista, visitantefruidor e mediador".

Iniciamos a visitação vendo a exposição livremente, sendo atendidos conforme surgiam questionamentos. Em seguida, a proposta foi escolher (e ficar diante) da obra com a qual mais nos identificássemos, uma obra que por algum motivo tivesse nos tocado,  e assim explicávamos para o grupo o porque da escolha. Para finalizar, formou-se uma grande roda e um barbante foi o suficiente para mostrar as pequenas ligações que todos ali possuíamos, criando uma grande teia de relações.




Postado por Daniela Santos

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Relatos de participação no ConFaeb IV

Com a nossa ida à XXII CONFAEB, realizada em São Paulo entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro de 2012, tivemos a oportunidade de visitar algumas exposições e ver de perto obras que só conhecemos através das reproduções nos livros. Dentre as atividades desenvolvidas, participamos de importantes exposições distribuídas em vários pontos da capital paulista, como por exemplo, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa, a 30ª Bienal, o MAM, o MAC, esses três últimos situados no Parque Ibirapuera, além do MASP e do Itaú Cultural que apresenta a produção da artista Lygia Clarck.

As nossas andanças artísticas começaram na Estação da Luz onde fica localizado o Museu da Língua Portuguesa que abriu suas portas oficialmente ao público no dia 21 de março de 2006. Dedicando-se a valorizar e divulgar as particularidades do nosso idioma, que é apresentado de formas variadas, a partir de modernas tecnologias e de recursos interativos. Lá tivemos a possibilidade de ver dois vídeos em que são destacados elementos da cultura de nossa língua portuguesa, destacando seus elementos poéticos, que ao final são projetados no chão da sala. Foi uma incrível viagem pela história da nossa cultura e de suas raízes. (figuras 1 e 2).

Atravessando a rua podemos visitar a Pinacoteca do Estado, um museu que enfatiza a produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Ela foi fundada em 1905, pelo Governo de São Paulo, sendo o museu mais antigo da cidade, tendo sido ampliado no final da década de 90. Seu acervo é formado a partir de obras trazidas do hoje chamado Museu Paulista da Universidade de São Paulo, com obras de 26 artistas atuantes da cidade sendo eles: Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Antônio Parreiras e Oscar Pereira da Silva. A Pinacoteca tem aproximadamente nove mil obras, assumindo-se assim como um museu de Arte Contemporânea, destacado no cenário artístico do país. Realizando em média trinta exposições  anuais, com aproximadamente quinhentos mil visitantes, seu primeiro andar recebe exposições temporárias, sendo o segundo dedicado a seu rico acervo.

Durante a visita à Pinacoteca, em especial à mostra ARTE NO BRASIL uma história na Pinacoteca de São Paulo, interagimos com duas obras em especial, uma delas de Hélio Oiticica, fazendo-nos experenciar com os pés diferentes sensações ao pisar em materiais mais confortantes como isopor, e outros que causavam certo desconforto, como a serragem, por exemplo, promovendo assim, o encontro entre obra e espectador. Já a segunda integra a proposta didática pedagógica da mostra em cartaz, intitulada “Obra Aberta”. Trata-se da obra “Saudade”, do artista Almeida Júnior em que cada espectador deve olhar para a pintura a óleo de 1989 e se desafiar pensando: “Se a personagem segurasse uma carta o que você imagina que teria nela?” então a partir de uma rede social pode ser feito essa postagem no endereço da própria Pinacoteca (http://www.facebook.com/PinacotecaSP ) (figura 3, 4 e 5)

Após esse passeio cultural pela história do nosso país, fomos para a Avenida Paulista conhecer o Museu de Arte de São Paulo, MASP, que possui em seu acervo aproximadamente oito mil obras, sendo o prédio tombado pelo IPHAN desde 1969. No MASP apreciamos belas pinturas de ícones da arte ocidental, assim como, Raphael, Botticceli, Delacroix, Renoir, Monet, Cèzanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall, dentre outros. Tendo ainda a oportunidade de ver exemplares de artistas brasileiros como Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Almeida Júnior, por exemplo. (figura 6)

Para a visita à 30ª Bienal Internacional de São Paulo, “A Iminência das Poéticas”, dedicamos um dia inteiro, pois essa exposição tem cerca de três mil obras e boa parte delas feitas especialmente para o evento, sendo que a expografia privilegia o relacionamento entre os artistas e suas características. A Bienal é realizada no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, situado no Parque Ibirapuera, sendo reconhecida como Patrimônio Cultural por ter aberto suas portas para realizar uma das mais importantes exposições fora da Europa, sendo assim uma viagem enriquecedora entre suas obras mais contemporâneas, que permanece aberta ao público até o dia nove de dezembro. (figura 7 e 8)

Como última atividade cultural, visitamos o espaço do Itaú Cultural que apresenta uma retrospectiva da renomada artista brasileira Lygia Clark, também localizado na Avenida Paulista. Essa exposição foi realizada a partir da documentação deixada pela própria artista, propondo assim uma retrospectiva das várias fases de sua vida. Suas obras exploram a presença do indivíduo e seus sentidos em relação ao outro, solicitando a entrega de corpo e mente ao fruir e interagir com suas obras. (figura 9 e 10)

Ao fim de nossa estada de cinco dias em terras paulistanas, é possível perceber o quanto acrescentamos em nossa bagagem cultural. Foram muitas experiências incríveis e enriquecedoras pelos museus e exposições de São Paulo, onde podemos ter acesso a diferentes manifestações artísticas e culturais graças ao incentivo e apoio do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência, o PIBID 3/UFPel, financiado pela CAPES e o MEC.



Post de Mahuã Silva e Cláudia Brandão

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Relatos de participação no ConFaeb III

No dia 01 de novembro de 2012, na sala 201, durante a Mesa de eixo 05: "Experiências: formação inicial e continuada", foram apresentadas as seguintes comunicações, seguindo a ordem:

11h Mesa: 05 Eixo Experiências: formação inicial e continuada
Coordenadora: Luiza Chistov
220
Mergulho na escrita: uma experiência etnográfica em estagio de observação
Maria Cláudia Santos Lopes
40
PIBID GEOARTES: formação docente transitando por corpos, lugares, imagens e sons
Taís Ferreira
506
Lugar e espaço no mapeamento visual de estagiários em graduação em arte
Maria Cristina Villanova Biazus
266
Ações em Artes Visuais no PIBID 3/ UFPel.
Priscila Barthel Monteiro
64
O ensino de pintura no CEJA: relato de experiência no estagio curricular.
Denilson Cristiano Antonio
Dois trabalhos desta mesa tratavam do tema PIBID UFPel: “PIBID GEOARTES: formação docente transitando por corpos, lugares, imagens e sons”e “Ações em Artes Visuais no PIBID 3/ UFPel”, um complementando o outro.

Depois de apresentados os trabalhos houve uma roda de debates, na qual foram feitas perguntas relacionadas ao PIBID 3, comentários sobre o ensino de desenho e reflexões sobre as semelhanças entre os trabalhos.



Postador por Priscila Barthel

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Relatos de participação no ConFaeb II

As pibidianas Daniela Santos, Janice do Amaral e Mahuã Alonso participaram do Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil (ConFaeb) com o título "Arte/Educação: Corpos em Trânsito", na cidade de São Paulo, onde apresentaram trabalho na modalidade E-Pôster no dia 01 de novembro com os títulos:

“O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS: PRÁTICAS DO PIBID 3/UFPEL”, sendo autoras Daniela dos Santos e Claudia Mariza Brandão, sob o eixo – Experiências: formação inicial e continuada.

“ARTE E EDUCAÇÃO/AMBIENTAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO PIBID 3/ARTES VISUAIS UFPEL”, sendo autoras Janice do Amaral, Daiane Rosenhein, Queli Rios e Claudia Mariza Brandão, sob o eixo – Experiências: formação inicial e continuada.

"O ENSINO DAS ARTES VISUAIS EM UMA ATIVIDADE INTERDISCIIPLINAR DO PIBID 3, UPFEL", sendo autoras Mahuã Alonso, Thais Machado do Amaral, Francine Siegert e Cláudia Mariza Brandão, sob o eixo – Experiências: ensinar e aprender arte.

Após as apresentações dos trabalhos foi realizado um debate sobre os assuntos citados. Com isso, os participantes puderam acrescentar mais detalhes do seu trabalho, além de ocorrerem discussões e trocas de experiências com todos os participantes da sala.

Esta modalidade, E-Pôster, foi utilizada pelo Congresso pela primeira vez, pois a coordenadora da sala de apresentação relata que o evento queria inovar e proporcionar aos participantes novas escolhas de apresentação de trabalho que não fossem somente artigos e banners; então se incluiu no evento o E-Pôster caracterizado pela projeção do pôster e a fala do participante sobre seu trabalho resumidamente de três a cinco minutos.

Por se tratar de uma inovação ocorreram algumas falhas, mas a coordenadora da sala destaca que por ser a primeira vez o Confaeb já esperava por tais ocorrências, além de relatar que está disponível no blog do evento uma página de sugestões para melhoria do mesmo.




Postado por Janice do Amaral.

domingo, 11 de novembro de 2012

Relatos de participação no ConFaeb I

Ao participar do Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil (ConFaeb), na cidade de São Paulo, apresentei um artigo intitulado “Recursos Virtuais no Ensino de Artes Visuais no PIBID 3/UFPel”, sendo autores (as) Paula Pereira Pinto, Cláudia Mariza Mattos Brandão, Daniel Keglis Konrath e Diana Silveira de Almeida.
 
A apresentação ocorreu no dia 01/11/12 e versou sobre recursos utilizados para a ampliação do leque de saberes dos bolsistas do subprojeto das Artes Visuais (PIBID 3/UFPel), evidenciando o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem, além de ferramentas como WebQuests e Webmuseus.
 
Após terem ocorrido todas as falas da mesa que tinha como eixo “Formação inicial e continuada”, houve um debate entre os comunicadores envolvendo, também, questionamentos dos ouvintes. As discussões foram bastante interessantes, pois estavam presentes várias professoras da rede pública, surgindo relatos de experiências sobre os meios encontrados para utilizar imagens em sala de aula, com o auxílio de blogs, além das dificuldades que as escolas encontram de acesso às salas de informática ou internet, ocorrendo, então, um grande compartilhamento de experiências entre os presentes na sala.
 
 

Postado por: Paula Pereira Pinto