A oficina ministrada por Priscila Monteiro, Thais Machado, Francine Siegert, Mirella Oliveira e Rafael Souza, foi realizada dia 26 de outubro de 2011, na Escola Assis Brasil.
O objetivo foi trazer o conhecimento de arte de rua para a turma do magistério.
Começou com uma explanação do artista Rafael Souza que demonstrou o uso do spray e o corte com estilete, em seguida foram mostrados vários trabalhos feitos pelos ministrantes.
A partir daí as alunas escolheram fazer as mascaras e experimentar os materiais. Ficaram empolgadas com o stencil e conseguiram atingir nossas expectativas.
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
domingo, 27 de novembro de 2011
Oficina "Experienciando com tintas e pincéis"
Participaram da oficina doze alunas do Curso Normal, a atividade ocorreu no dia 26 de outubro de 2011, no período da tarde no I. E. E. Assis Brasil, tendo como ministrantes Daniela Pereira dos Santos, Diana Silveira de Almeida, Paula Pereira Pinto e Raquel Mendes.
Começamos com uma apresentação de Power Point sobre o artista Vik Muniz, falando do seu trabalho que utiliza materiais alternativos, além de produtos alimentícios como meio para pintura. Após, comentamos sobre os elementos que compõem as tintas, que são: aglutinante, pigmento e solvente.
Direcionamo-nos para uma sala de aula, que já estava previamente organizada pelo grupo, na qual realizamos experimentos envolvendo os seguintes materiais, além de fitas coloridas e linhas para unir as partes dos pincéis.
Pincéis:
Cabos: gravetos, palitos de pirulito, palitos de churrasco e de sorvete.
Cabos: gravetos, palitos de pirulito, palitos de churrasco e de sorvete.
Cerdas: cabelo humano, lã, linhas, cerdas de vassoura.
Tinta têmpera:
Aglutinante - ovo, pigmento – pó Xadrez, solvente – água.
Aglutinante - ovo, pigmento – pó Xadrez, solvente – água.
Tinta de cola:
Aglutinante – cola, pigmento – papel crepom, solvente – água.
Aglutinante – cola, pigmento – papel crepom, solvente – água.
Tinta com materiais alternativos:
Aglutinante – cola, pigmento – folhas e/ou flores, solvente – água;
Aglutinante – cola, pigmento – folhas e/ou flores, solvente – água;
Aglutinante – cola, pigmento – terra e/ou pó de café, solvente – água;
Aglutinante e pigmento – amora com açúcar, solvente – água.
Todas nós, ministrantes, acreditamos que a oficina ocorreu com êxito, atingimos os objetivos propostos no plano, além da aprovação dos participantes, confirmada nas avaliações por escrito que fizeram sobre a atividade.
Abaixo, duas das avaliações recebidas da turma:
"A experiência de tintas alternativas contribui com o aguçar dos sentidos, da imaginação e da criatividade, trazendo novas idéias e horizontes abertos. Contribuirá com certeza para nossa ação pedagógica. Foi muito interessante, a vontade era passar o resto da vida experimentando." (CRUZ, Bianca Schmidt)
"Eu gostei muito da oficina de vcs. A melhor que eu fiz até agora. Super interessante, uma coisa legal pra trabalhar com as crianças." (Elisa)
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Construindo a Cultura da Paz na Escola
Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, aconteceu a 15ª Semana de Educação do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, com o tema: CONSTRUINDO A CULTURA DA PAZ NA ESCOLA.
Organizada pela Coordenação Pedagógica e alunos formandos do Curso Normal desta instituição, tem por objetivo proporcionar espaço de discussão de questões relevantes à educação, para um público formado por professores e alunos do Curso Normal e cursos superiores ligados à educação.
Em sua estrutura, são realizadas palestras e oficinas e, neste ano, contou com a participação dos pibidianos/Artes Visuais, que ministraram as oficinas: EXPERIENCIANDO COM TINTAS E PINCÉIS ALTERNATIVOS; STENCIL; POSSIBILIDADES DA GRAVURA: USANDO IMAGENS FOTOGRÁFICAS; e ARTE-POSTAL EM TEMPOS DE SPAM, TWITTAGEM E NO QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO AGORA; todas realizadas com muito sucesso.
Post de Rosah Lemos.
domingo, 20 de novembro de 2011
Conhecendo a Escola Estadual de Ensino Areal e a equipe
Acreditamos que NEM sempre as primeiras impressões que temos são as que ficam. A Escola Estadual de Ensino Areal, mais conhecida como Ginásio do Areal está localizada em uma área privilegiada na cidade de Pelotas, no bairro Areal.
O publico da escola é bastante diversificado, comporta alunos com condições econômicas variadas, atendendo todos os loteamentos que compõe o bairro Areal.
A escola é uma das maiores da cidade em termos de espaço físico, e por se tratar de uma instituição estadual, logicamente existem problemas na manutenção do prédio. Possui um grande número de salas, inclusive, salas especiais para as aulas de arte, de dança, vídeo, teatro e, também, um Centro de Tradições Gaúchas, CTG.
Na primeira visita à escola, o dia foi de descobertas, de ver, perceber e escutar mais que falar. Mesmo os mais comunicativos estavam ali tateando, pisando devagar este território que posteriormente iremos desbravar juntos. A escola, como um todo, mostrou-se extremamente acolhedora. No segundo dia a coordenação propôs uma dinâmica para nos conhecermos melhor enquanto equipe, e havia muita expectativa: dava pra sentir no ar esta energia, e as impressões iam se concretizando através da dinâmica, de que somos diferentes, mas temos muito em comum, especialmente o comprometimento e a vontade de fazer deste Pibid – 3 um grupo construtivo e, de fato, interdisciplinar.
Post de Bianca, Daiane, Daniel e Juliano
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
I.E.E. Assis Brasil - Primeiras impressões
O Instituto Estadual de Educação Assis Brasil fica localizado em um bairro considerado nobre pela comunidade pelotense. É uma escola pública, porém com fortes características de uma privada.
São dois prédios amplos e um pátio maior ainda, eles possuem: laboratórios de informática, salas de vídeo, bibliotecas, sala de espelhos para dança, auditórios, ginásio esportivo e uma quadra descoberta do lado de fora, enfim, são bem avantajados nesse aspecto da área interativa.
Conhecemos o máximo possível na visitação da escola e conseguimos até mesmo achar uma salinha para fazermos nosso laboratório de fotografia, ou seja, aparentemente não teremos problemas para realizar nosso projeto no Assis Brasil.
E em relação ao pessoal dos outros cursos, com o tempo vamos nos conhecendo melhor, mas também estão empolgados para ver o que vai sair dessa mistura de dança, geografia, artes visuais e música.
Post de Paula, Daniela e Raquel
domingo, 13 de novembro de 2011
E. E. Santa Rita - Primeira visita a escola
“Santa Rita” é uma escola com um grande potencial, que se destaca por ficar em uma área nobre e receber alunos de renda baixa que não vivem perto dela.
Seu prédio apresenta muitos problemas de manutenção, tais como as rachaduras no auditório, que causaram a interdição do espaço, além de problemas com a iluminação na quadra de esporte e no pátio, que por ser muito amplo fica difícil a manutenção. Embora o refeitório localize-se num espaço pequeno, as demais dependências são grandes, com salas de aulas amplas e iluminadas, sendo que o laboratório de informática está bem conservado.
Não podemos esquecer a grande qualidade do “Santa Rita”, os funcionários e professores interessados em melhorar a qualidade do ensino oferecido à comunidade, sempre preocupados com a alimentação dos alunos, fornecendo alimento da melhor qualidade, pois, afinal, muitos alunos dependem da merendafornecida pela instituição.
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
E. E. Monsenhor Queiroz - Primeiras impressões
Ao visitarmos as dependências da escola Monsenhor Queiroz percebemos que é uma escola pequena, com um pequeno pátio, no entanto, é muito aconchegante e organizada. Embora antigo, o prédio está bem conservado, com arquitetura eclética que inspira a arte, por suas colunas, azulejos portugueses e vitrais.
A escola possui biblioteca, sala de informática, tudo é muito bem organizada apesar do espaço pequeno, o que dá a idéia de espaços maiores do que são na realidade, por serem bem distribuídos.
Ao conhecer os colegas de outras áreas, através da dinâmica de apresentação, notamos o comprometimento, a bagagem de conhecimento e vivências de cada um e a vontade de estar ali para aprender e crescer junto aquela instituição.
Os professores também nos receberam muito bem, mostrando interesse em trocar conhecimentos e vivências com o grupo do PIBIB 3. Mostraram também que podem nos dar várias idéias de atividades dentro da escola, traçando assim uma relação mais estreita entre a escola e a universidade.
Esse primeiro encontro foi muito proveitoso para o reconhecimento do grupo e da escola. O que nos deu mais vontade de trabalhar, o grupo se mostrou com grandes possibilidades de fazer um ótimo trabalho junto à escola.
Post de: Roberta, Neiva, Francine e Thais.
Assinar:
Postagens (Atom)






