Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Arte-postal em tempos de spam, twittagem e no que você está pensando agora?


A oficina, dentro da programação da 15ª Semana de Educação da Escola Assis Brasil, contou com 07 participantes e foi ministrada por Bianca, Daiane, Daniel e Juliano. 

Iniciamos perguntando o que havia motivado a escolha pela oficina e, como esperado, percebemos que o título despertou a atenção da maioria, por remeter a termos associados às redes sociais mais utilizadas pelos jovens atualmente. 

Fizemos uma explanação teórica acerca do movimento artístico conhecido por arte-postal, através de um breve histórico que abordou seu surgimento e a disseminação da arte-postal no Brasil em tempos de ditadura militar. Como exemplo da produção desta época, utilizamos imagens do artista Paulo Bruscky, e para finalizar, apresentamos a obra do artista Eugenio Dittborn, que utiliza a poética da arte postal numa vertente mais contemporânea.

Por fim, lançamos a proposta prática, que consistia em cada participante escolher, dentre uma lista que continha os nomes e endereços dos pibidianos de artes visuais, alguém com quem pudessem iniciar uma troca de correspondências utilizando o correio como ferramenta.

Apresentamos os materiais possíveis de serem experimentados na produção dos trabalhos (jornais, revistas, páginas de livros e agendas antigas, lápis de cor, hidrocor, tecido) e distribuímos selos para que estes fossem postados no mesmo dia.

De acordo com os relatos dos participantes, que não tinham como costume enviar cartas pelo correio, e que desconheciam a arte postal, a oficina foi extremamente proveitosa e enriquecedora.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Oficina de gravura

Após a apresentação do grupo, apresentamos um vídeo sobre a artista brasileira Maria Bonomi. A seguir explicamos como seria o desenvolvimento da oficina e passamos para a prática de técnicas da gravura sobre materiais alternativos.

Escolhemos linóleo e EVA, por serem materiais de baixo custo, acessíveis para o trabalho em sala de aula.

O número de participantes foi baixo, entretanto, podemos afirmar que a oficina foi um sucesso. Conseguimos com a atividade alcançar o nosso objetivo, o de proporcionar às participantes a oportunidade de experimentarem novas/diferentes técnicas, que futuramente poderão ser utilizadas nas salas de aula.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Oficina de Stencil

A oficina ministrada por Priscila Monteiro, Thais Machado, Francine Siegert, Mirella Oliveira e Rafael Souza, foi realizada dia 26 de outubro de 2011, na Escola Assis Brasil.

O objetivo foi trazer o conhecimento de arte de rua para a turma do magistério.

Começou com uma explanação do artista Rafael Souza que demonstrou o uso do spray e o corte com estilete, em seguida foram mostrados vários trabalhos feitos pelos ministrantes.

A partir daí as alunas escolheram fazer as mascaras e experimentar os materiais. Ficaram empolgadas com o stencil e conseguiram atingir nossas expectativas.

domingo, 27 de novembro de 2011

Oficina "Experienciando com tintas e pincéis"

Participaram da oficina doze alunas do Curso Normal, a atividade ocorreu no dia 26 de outubro de 2011, no período da tarde no I. E. E. Assis Brasil, tendo como ministrantes Daniela Pereira dos Santos, Diana Silveira de Almeida, Paula Pereira Pinto e Raquel Mendes.

Começamos com uma apresentação de Power Point sobre o artista Vik Muniz, falando do seu trabalho que utiliza materiais alternativos, além de produtos alimentícios como meio para pintura. Após, comentamos sobre os elementos que compõem as tintas, que são: aglutinante, pigmento e solvente.

Direcionamo-nos para uma sala de aula, que já estava previamente organizada pelo grupo, na qual realizamos experimentos envolvendo os seguintes materiais, além de fitas coloridas e linhas para unir as partes dos pincéis.

Pincéis:
Cabos: gravetos, palitos de pirulito, palitos de churrasco e de sorvete.
Cerdas: cabelo humano, lã, linhas, cerdas de vassoura.
Tinta têmpera:
Aglutinante - ovo, pigmento – pó Xadrez, solvente – água.
Tinta de cola:
Aglutinante – cola, pigmento – papel crepom, solvente – água.
Tinta com materiais alternativos:
Aglutinante – cola, pigmento – folhas e/ou flores, solvente – água;
Aglutinante – cola, pigmento – terra e/ou pó de café, solvente – água;
Aglutinante e pigmento – amora com açúcar, solvente – água.

Todas nós, ministrantes, acreditamos que a oficina ocorreu com êxito, atingimos os objetivos propostos no plano, além da aprovação dos participantes, confirmada nas avaliações por escrito que fizeram sobre a atividade.

Abaixo, duas das avaliações recebidas da turma:

"A experiência de tintas alternativas contribui com o aguçar dos sentidos, da imaginação e da criatividade, trazendo novas idéias e horizontes abertos. Contribuirá com certeza para nossa ação pedagógica. Foi muito interessante, a vontade era passar o resto da vida experimentando." (CRUZ, Bianca Schmidt)

"Eu gostei muito da oficina de vcs. A melhor que eu fiz até agora. Super interessante, uma coisa legal pra trabalhar com as crianças." (Elisa)

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Construindo a Cultura da Paz na Escola


Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, aconteceu a 15ª Semana de Educação do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, com o tema: CONSTRUINDO A CULTURA DA PAZ NA ESCOLA.

Organizada pela Coordenação Pedagógica e alunos formandos do Curso Normal desta instituição, tem por objetivo proporcionar espaço de discussão de questões relevantes à educação, para um público formado por professores e alunos do Curso Normal e cursos superiores ligados à educação.

Em sua estrutura, são realizadas palestras e oficinas e, neste ano, contou com a participação dos pibidianos/Artes Visuais, que ministraram as oficinas: EXPERIENCIANDO COM TINTAS E PINCÉIS ALTERNATIVOS; STENCIL; POSSIBILIDADES DA GRAVURA: USANDO IMAGENS FOTOGRÁFICAS; e ARTE-POSTAL EM TEMPOS DE SPAM, TWITTAGEM E NO QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO AGORA; todas realizadas com muito sucesso.


Post de Rosah Lemos.

domingo, 20 de novembro de 2011

Conhecendo a Escola Estadual de Ensino Areal e a equipe

Acreditamos que NEM sempre as primeiras impressões que temos são as que ficam. A Escola Estadual de Ensino Areal, mais conhecida como Ginásio do Areal está localizada em uma área privilegiada na cidade de Pelotas, no bairro Areal.
O publico da escola é bastante diversificado, comporta alunos com condições econômicas variadas, atendendo todos os loteamentos que compõe o bairro Areal.
A escola é uma das maiores da cidade em termos de espaço físico, e por se tratar de uma instituição estadual, logicamente existem problemas na manutenção do prédio. Possui um grande número de salas, inclusive, salas especiais para as aulas de arte, de dança, vídeo, teatro e, também, um Centro de Tradições Gaúchas, CTG.
Na primeira visita à escola, o dia foi de descobertas, de ver, perceber e escutar mais que falar. Mesmo os mais comunicativos estavam ali tateando, pisando devagar este território que posteriormente iremos desbravar juntos. A escola, como um todo, mostrou-se extremamente acolhedora. No segundo dia a coordenação propôs uma dinâmica para nos conhecermos melhor enquanto equipe, e havia muita expectativa: dava pra sentir no ar esta energia, e as impressões iam se concretizando através da dinâmica, de que somos diferentes, mas temos muito em comum, especialmente o comprometimento e a vontade de fazer deste Pibid – 3 um grupo construtivo e, de fato, interdisciplinar.


Post de Bianca, Daiane, Daniel e Juliano

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

I.E.E. Assis Brasil - Primeiras impressões

O Instituto Estadual de Educação Assis Brasil fica localizado em um bairro considerado nobre pela comunidade pelotense. É uma escola pública, porém com fortes características de uma privada. 

São dois prédios amplos e um pátio maior ainda, eles possuem: laboratórios de informática, salas de vídeo, bibliotecas, sala de espelhos para dança, auditórios, ginásio esportivo e uma quadra descoberta do lado de fora, enfim, são bem avantajados nesse aspecto da área interativa. 

Conhecemos o máximo possível na visitação da escola e conseguimos até mesmo achar uma salinha para fazermos nosso laboratório de fotografia, ou seja, aparentemente não teremos problemas para realizar nosso projeto no Assis Brasil. 

E em relação ao pessoal dos outros cursos, com o tempo vamos nos conhecendo melhor, mas também estão empolgados para ver o que vai sair dessa mistura de dança, geografia, artes visuais e música.


Post de Paula, Daniela e Raquel