Páginas

quarta-feira, 16 de maio de 2012

AVA - Ambiente virtual de Aprendizado

O Ambiente virtual de Aprendizado é uma ferramenta importante nas atividades do Pibid III Artes Visuais, pois é utilizado  para fortalecer e dar continuidade aos estudos mesmo fora dos encontros presenciais.
Através da tabela apresentada abaixo é possível perceber os estudos realizados no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizado) nos primeiros meses de atividade do subprojeto das Artes Visuais.

Chamo a atenção dos nossos leitores para o fato de que embora as férias acadêmicas tenham acontecido entre dezembro e fevereiro, isso não impossibilitou que, mesmo à distância, as atividades do grupo continuassem. Embora fisicamente separados, continuamos aprofundando conhecimentos sobre questões específicas das Artes Visuais e mantendo o contato com o grupo, o que contribuiu para o fortalecimento do mesmo.

Postado por Roberta Vellar

quarta-feira, 2 de maio de 2012

I Encontro Nacional do PIBID/UNISC

As pibidianas Queli, Diana e Daniela tiveram seus trabalhos aprovados e oficialmente incluídos na programação do I Encontro Nacional do PIBID/UNISC, os quais serão apresentados no dia 29 de maio, na Universidade de Santa Cruz do Sul, localizada na cidade de Santa Cruz do Sul -RS.

Esses, são relatos de ações e reflexões produzidas a partir de experiências geradas pelas atividades do subprojeto das Artes Visuais, desenvolvidas no segundo semestre de 2011, a saber: 

  • Queli Rios /Janice do Amaral/ Daiane Dias - Ações de pesquisa traduzidas em projetos para a vida; 
  • Diana de Almeida - Reflexões sobre a construção dos saberes através do AVA: vivências proporcionadas pelo PIBID3 - Artes Visuais/UFPEL
  • Daniela dos Santos   Ações (auto)formativas em Artes Visuais no âmbito do PIBID3/UFPEL.
Postado por Queli Rios

terça-feira, 24 de abril de 2012

Renovando as energias

Na quinta-feira, dia 12 de abril, na E. E. E. M. Monsenhor Queiroz foi realizado um encontro com os professores da escola que atuam no turno da tarde.

O espaço foi cedido por solicitação dos pibidianos da área da dança, para que eles pudessem promover uma dinâmica da qual tirariam recursos para elaboração do diagnóstico da área. Também aproveitamos o encontro para fazermos uma breve apresentação dos subprojetos de cada área.

A dinâmica realizada pelas alunas da dança iniciou-se com um pedido. Nos foi solicitado que escrevêssemos tudo o que vinha a cabeça sobre dança, o que pensávamos sobre e que experiências tínhamos.

Logo após foi realizado um exercício de relaxamento, onde uma aluna da dança ia nos orientado para que libertássemos um pouco o corpo e assim relaxar, somando-se a isso os pibidianos da música produziam efeitos sonoros que nos ajudavam no exercício.

No final de tudo todos saímos renovados, nós pibidianos prontos para apresentar nossos subprojetos e os professores da escola prontos para nos ouvir, ansiosos e curiosos.



Postado por Francine Siegert

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Apresentação dos Subprojetos na Escola Santa Rita

No dia 9 de Abril, ocorreu na escola Santa Rita a apresentação dos subprojetos das quatro áreas de contemplam o PIBID3 (Artes Visuais, Geografia, Música e Dança).

A apresentação deu-se para todos professores e membros da direção, interessados em conhecer o objetivo de cada grupo pibidiano na escola.

Os grupos tiveram entre 15 e 20 minutos para apresentar seus subprojetos, sendo que, ao término de cada apresentação, foi aberto um espaço para perguntas, momento no qual os espectadores sanaram algumas de suas dúvidas.

Ao final da reunião, os pibidianos foram convidados a participarem do Dia da Solidariedade, que será desenvolvido pela escola no dia 19 de Maio.



Postado por Queli Rios.

terça-feira, 10 de abril de 2012

II Encontro Geral do Pibid

No dia 2 de abril, houve o segundo encontro geral do PIBID, onde estiveram presentes alunos do PIBID II e III, juntamente com a coordenadora da escola Santa Rita, no prédio das Ciências Humanas.

Aconteceram rodas de conversas nas quais alunos do PIBID II relataram suas experiências, destacaram suas principais dificuldades como, por exemplo, o pouco contato com a coordenação da escola, aplicação dos projetos interdisciplinares, trabalhos no turno inverso que não deram certo e oficinas nas quais os alunos não levaram o material necessário requerido.

Porém, estes mesmos pibidianos também falaram sobre o que deu certo: oficinas disciplinares, projetos interdisciplinares e tantos outros. E além disso foi relatado pelos alunos do PIBID III que as reuniões interdisciplinares já ocorrem na escola, desde que o projeto iniciou.

Esse encontro foi muito gratificante, pois os relatos dos alunos do PIBID II esclareceram algumas dúvidas que os alunos do PIBID III ainda tinham.




Postado por Mahuã da Silva e Janice do Amaral.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Reunião geral da equipe do Pibid Geoartes

No dia 29 de março de 2012, quinta-feira, aconteceu no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo uma reunião na qual estavam presentes o Coordenador Institucional Prof. Verno Kruger, Coordenadora do PIBID III GeoArtes Taís Ferreira, Coordenadores de Área, Coordenadores das Escolas e, por fim, Pibidianos.

No primeiro momento da reunião aconteceu uma palestra ministrada pela Coordenadora de Área Profª. Dr. Rosa Lucas, tendo como tema: pesquisa, seus objetivos e metodologias. A intenção foi expor aos alunos Pibidianos os objetivos de um projeto de pesquisa para a realização dos projetos interdisciplinares em cada uma das escolas.

A palestrante, durante sua fala, destacou que o tipo de pesquisa a ser realizada nas escolas será intervenção-pesquisa-ação, unindo a pesquisa com a prática e realizando intervenções no ambiente escolar.

No segundo momento, o Prof. Verno mostrou as normas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), definidos pela Capes. As normas destacam os objetivos do PIBID e colocam que o foco do projeto é na formação dos professores, visto que a atual educação pública está com várias deficiências.

O professor salientou, ainda, que os pibidianos irão para as escolas executar propostas inovadoras e que os projetos serão trabalhados tendo como referenciais os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

Além disso, colocou em evidência a importância do projeto interdisciplinar e o trabalho em conjunto de todas as áreas. Ao final, o Coordenador relata as condições necessárias para ingresso no PIBID, deveres e obrigações a serem acatados.



Postado por Janice do Amaral & Paula Pereira Pinto

sexta-feira, 30 de março de 2012

Integração e Formação de Educadores em Espaços Culturais

No dia vinte de março, o 1º Ciclo de Palestras sobre Integração e Formação de Educadores em Espaços Culturais, realizado no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), trouxe a autora dos livros "O Olhar em Construção" e "Os Olhos que Pintam", Anamélia Bueno Buoro, que palestrou sobre seu trabalho com mediação e enquanto professora de artes, através dos quais obteve uma larga experiência com crianças do 1º ao 5º ano do ensino básico.

A autora transporta a teoria para a prática da sala de aula ou para mediação de forma que o aluno entenda a obra de arte e se apaixone pelo objeto artístico, pelo que ele representa e não pela biografia do artista, pensando o museu como um lugar de descoberta.

Sua metodologia de trabalho vem do seu estudo em semiótica discursiva, a partir dos eixos descrever, analisar, contextualizar, relacionar e interpretar a obra de arte, trabalho este que gerou ótimo resultados, e que deve ser conhecido e refletido pelo professor de Artes Visuais.


Postado por: Daiane Figueiredo Rosenhein