Páginas

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Pibid na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

No dia 07 de maio de 2012 o PIBID realizou oficinas na Escola Monsenhor Queiroz. Essas oficinas tiveram como tema geral o projeto que a escola desenvolve a OBAA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica).

Os pibidianos formaram 3 grupos, cada grupo com um integrante de cada área, Artes Visuais, Dança, Música e Geografia, desta forma com intuito de unir as áreas e oferecer oficinas interdisciplinares.

Meu grupo foi composto por Carlos André (Geografia), Daiane da (Dança), Marilucia(Música), e Thais (Artes Visuais). Elegemos como assunto a “Cosmologia”, o público alvo eram alunos da 8ª série e do 1º ano do Ensino Médio. A oficina que teve a duração de 45 minutos para cada grupo de 10 a 15 alunos, consistia em após as devidas apresentações de quem somos e o que pretendíamos, conduzíamos os alunos para que entrassem em uma sala totalmente escura.

Neste momento, com os alunos sentados no chão, o pibidiano Carlos André fazia perguntas a respeito da localização deles no espaço. Após a localização de acordo com os pontos cardeais era projetado um breve documentário a respeito da formação do universo, e pedíamos que prestassem atenção nas imagens do vídeo. A pibidiana Daiane pedia que levantassem e se espalhassem pela sala, eram distribuídas pequenas lanternas e pulseiras de neon, Daiane explicava sobre a “cinesfera” (limite natural do espaço pessoal, esfera que cerca o corpo esteja ele em movimento ou em imobilidade, espaço que nossos membros alcançam) e pedia que fizessem movimentos com o corpo ouvindo o som (que vinha de um instrumento alternativo utilizado por Marilucia, do qual era emitido um som misterioso) de forma que mostrassem através da luz imagens do cosmos.

Neste momento eu falava que as imagens dessas luzes seriam captadas em fotografias e que essa técnica é chamada de Light Painting (pintura com luz) utilizada por artistas nas Artes Visuais. Também dava uma breve explicação de como era possível realizar a técnica, dizendo inclusive que eles poderiam experimentar em suas câmeras, e explicava o porquê na fotografia é registrada apenas o caminho da luz. Então após um tempo de atividade, projetávamos as fotos na parede para que os alunos pudessem ver e refletir sobre os resultados.

Todos gostamos muito dos resultados, os alunos ficaram encantados com a atividade no escuro e com os resultados das imagens. Decidimos que será realizada uma exposição com as fotografias produzidas e, em uma nova oportunidade, uma oficina de Light Painting, onde possamos desenvolver mais a técnica. Em relato pedido por uma professora, uma das turmas colocou como positivo o fato de termos conseguido unir as disciplinas em uma única atividade.

“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.” (Paulo Freire).




Postado por Thais Machado do Amaral

terça-feira, 3 de julho de 2012

I ENCONTRO NACIONAL DO PIBID/UNISC

No dia 29 de Maio, as pibidianas Queli, Diana e Daniela participaram do I ENCONTRO NACIONAL DO PIBID/UNISC, realizado na Universidade de Santa Cruz, localizada na cidade de Santa Cruz do Sul. As estudantes do curso de artes Visuais da UFPEL, participantes do PIBID3 apresentaram relatos de ações e reflexões originadas através de atividades do subprojeto das Artes Visuais, desenvolvidas no segundo semestre de 2011.

Além de relatos de experiências o evento contou com palestras, musicas, apresentação de contos, poesias entre outras atividades. Em destaque cito a participação de Frei Betto no evento, autor de 53 livros.

Frei Betto é adepto da Teologia da Libertação, em 2003 e 2004 foi assessor especial do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Sila e ainda, coordenou a mobilização social do programa Fome Zero. Durante a ditadura militar foi preso duas vezes, e a experiência na prisão encontra-se relatada nos livros “Cartas da Prisão”, “Dário de Fernando - nos cárceres da ditadura militar brasileira” e “Batismo de Sangue”.


Postado por Queli Rios

terça-feira, 19 de junho de 2012

Pesquisa de Campo acerca do processo de Fotografia Artesanal

No dia 4 de maio nós, do grupo das Artes Visuais, juntamente com alguns integrantes da Geografia e da Dança que integram o PIBID GeoArtes, tivemos a oportunidade de conhecer a Lagoa Mirim, localizada na Praia da Capilha, no entorno da Estação Ecológica do Taim.

Lugar encantador e totalmente diferente do que se espera de uma convencional praia turística de verão, onde as pessoas vão para tomar banho de mar e sol. Estávamos ali para conhecer e descobrir um pouco mais sobre aquele lugar, numa real pesquisa de campo, apesar de não haver infra-estrutura de restaurantes e sanitários.

No local está localizada a antiga Capela da Nossa Senhora da Conceição - que só foi observada externamente, já que a mesma estava fechada para visitação -  e uma bucólica praça onde, apesar do pouco tempo que ficamos ali, fez-nos sentir como num refugio do cotidiano.

As fotografias abaixo foram tiradas com uma câmera construída a partir de uma lata de sardinha, através do processo fotográfico artesanal conhecido como Pinhole , também conhecido como Foto na Lata

O desenvolvimento de processos fotográficos alternativos é um dos focos das ações do subprojeto das Artes Visuais nesta edição do PIBID. Sendo assim, foi possível experienciar algo que mais adiante será trabalhado nas escolas, mostrando o quanto essas saídas de campo são fundamentais na formação do sujeito, seja através dos registros feitos, das experiências trocadas, como dos conteúdos históricos e ecológicos que ali foram vivenciados.




Postado por Daniela Santos

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Semana Da Solidariedade na Escola Santa Rita

No dia 19 de Maio foi realizado, na escola E. E. E. M. Santa Rita, o Dia da Solidariedade. Este evento reuniu boa parte da comunidade escolar, alunos, pais, professores e equipe diretiva. Houve apresentações de música por alguns alunos da escola, coral do Braile, análise de pressão, corte de cabelo gratuito e oficinas de todo grupo PIBID Santa Rita.

Os pibidianos realizaram diversas oficinas nas áreas de dança, música, geografia e a oficina "Experimentação de Tintas e Pincéis Alternativos" foi ministrado pelo grupo das Artes Visuais. A escolha pela oficina de "Experimentação de Tintas e Pinceis Alternativos" foi pensada de forma que atingisse uma boa parcela de estudantes desta escola, levando em conta que em um sábado não esperávamos muitos alunos, pois a escola fica distante das residências destes estudantes, e muitos não têm condições de irem aos sábados.

Durante a oficina observamos que havia desde crianças de séries iniciais até alunos do ensino médio, alguns professores e pais de alunos. Ao final da manhã percebemos que nossas expectativas com tal oficina foram atendidas. Conseguimos passar a ideia de produção de tintas e pincéis com que temos em casa e de forma mais barata. As crianças se maravilharam com a oficina e algumas permaneceram toda a manhã pintando conosco.

Foram criados pincéis com cabelo que recolhemos na sala ao lado, onde havia um cabeleireiro. Mostramos aos alunos como fazer os pincéis, e eles mesmos criavam os seus. Também criamos tintas de papel crepom, misturas de cores com pigmentos, entre outros. Ao fim da manhã a sala estava repleta de pinturas e todos saíram agradecidos.


Postado por Priscila Barthel

domingo, 20 de maio de 2012

Aula inaugural do Mestrado em Artes Visuais da UFPel com Regina Silveira

Regina Silveira é pintora, gravadora, desenhista, artista multimídia e professora. Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a artista realizou o mestrado e o doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Ela lecionou na Universidade de Porto Rico, fez estágio no Canadá como artista residente e residiu um ano em Nova York quando ganhou a bolsa da Fundação Guggenheim.

Seu trabalho é conhecido internacionalmente, expôs trabalhos individuais e Montevidéu e Madrid, dentre outras cidades. Em São Paulo participou de diversas Bienais, além da 17ª Bienal Internacional. As temáticas abordadas pela artista versam sobre a natureza, a imagem, as representações, percepção da realidade, apropriação e crítica da imagem, dentre outras.

Seus trabalhos apresentam-se na forma de instalações, tapeçarias, pinturas, litogravuras, vídeos, fotografias, ou seja, a artista é versátil e transita por várias linguagens. Na aula inaugural Regina contou sobre a sua trajetória como professora e artista, apresentando imagens de suas obras desde a sua graduação até a atualidade.

Dentre as obras apresentadas surgiram imagens em quebra-cabeça, jogo dos erros, trabalhos em cartões postais e instalações com sombras. Estas obras, no meu entender, são exemplos de práticas que podem ser utilizados em sala de aula. Tanto pela versatilidade das formas, assim como, pela relação com o cotidiano que apresentam.

Destacamos aqui as produções de Regina Silveira, incluindo produções em Arte Postal, visto que essa é uma prática que está prevista para as atividades do subprojeto das Artes Visuais.



Postado por Queli Rios

quarta-feira, 16 de maio de 2012

AVA - Ambiente virtual de Aprendizado

O Ambiente virtual de Aprendizado é uma ferramenta importante nas atividades do Pibid III Artes Visuais, pois é utilizado  para fortalecer e dar continuidade aos estudos mesmo fora dos encontros presenciais.
Através da tabela apresentada abaixo é possível perceber os estudos realizados no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizado) nos primeiros meses de atividade do subprojeto das Artes Visuais.

Chamo a atenção dos nossos leitores para o fato de que embora as férias acadêmicas tenham acontecido entre dezembro e fevereiro, isso não impossibilitou que, mesmo à distância, as atividades do grupo continuassem. Embora fisicamente separados, continuamos aprofundando conhecimentos sobre questões específicas das Artes Visuais e mantendo o contato com o grupo, o que contribuiu para o fortalecimento do mesmo.

Postado por Roberta Vellar

quarta-feira, 2 de maio de 2012

I Encontro Nacional do PIBID/UNISC

As pibidianas Queli, Diana e Daniela tiveram seus trabalhos aprovados e oficialmente incluídos na programação do I Encontro Nacional do PIBID/UNISC, os quais serão apresentados no dia 29 de maio, na Universidade de Santa Cruz do Sul, localizada na cidade de Santa Cruz do Sul -RS.

Esses, são relatos de ações e reflexões produzidas a partir de experiências geradas pelas atividades do subprojeto das Artes Visuais, desenvolvidas no segundo semestre de 2011, a saber: 

  • Queli Rios /Janice do Amaral/ Daiane Dias - Ações de pesquisa traduzidas em projetos para a vida; 
  • Diana de Almeida - Reflexões sobre a construção dos saberes através do AVA: vivências proporcionadas pelo PIBID3 - Artes Visuais/UFPEL
  • Daniela dos Santos   Ações (auto)formativas em Artes Visuais no âmbito do PIBID3/UFPEL.
Postado por Queli Rios