Páginas

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Relatos de participação no ConFaeb III

No dia 01 de novembro de 2012, na sala 201, durante a Mesa de eixo 05: "Experiências: formação inicial e continuada", foram apresentadas as seguintes comunicações, seguindo a ordem:

11h Mesa: 05 Eixo Experiências: formação inicial e continuada
Coordenadora: Luiza Chistov
220
Mergulho na escrita: uma experiência etnográfica em estagio de observação
Maria Cláudia Santos Lopes
40
PIBID GEOARTES: formação docente transitando por corpos, lugares, imagens e sons
Taís Ferreira
506
Lugar e espaço no mapeamento visual de estagiários em graduação em arte
Maria Cristina Villanova Biazus
266
Ações em Artes Visuais no PIBID 3/ UFPel.
Priscila Barthel Monteiro
64
O ensino de pintura no CEJA: relato de experiência no estagio curricular.
Denilson Cristiano Antonio
Dois trabalhos desta mesa tratavam do tema PIBID UFPel: “PIBID GEOARTES: formação docente transitando por corpos, lugares, imagens e sons”e “Ações em Artes Visuais no PIBID 3/ UFPel”, um complementando o outro.

Depois de apresentados os trabalhos houve uma roda de debates, na qual foram feitas perguntas relacionadas ao PIBID 3, comentários sobre o ensino de desenho e reflexões sobre as semelhanças entre os trabalhos.



Postador por Priscila Barthel

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Relatos de participação no ConFaeb II

As pibidianas Daniela Santos, Janice do Amaral e Mahuã Alonso participaram do Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil (ConFaeb) com o título "Arte/Educação: Corpos em Trânsito", na cidade de São Paulo, onde apresentaram trabalho na modalidade E-Pôster no dia 01 de novembro com os títulos:

“O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS: PRÁTICAS DO PIBID 3/UFPEL”, sendo autoras Daniela dos Santos e Claudia Mariza Brandão, sob o eixo – Experiências: formação inicial e continuada.

“ARTE E EDUCAÇÃO/AMBIENTAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO PIBID 3/ARTES VISUAIS UFPEL”, sendo autoras Janice do Amaral, Daiane Rosenhein, Queli Rios e Claudia Mariza Brandão, sob o eixo – Experiências: formação inicial e continuada.

"O ENSINO DAS ARTES VISUAIS EM UMA ATIVIDADE INTERDISCIIPLINAR DO PIBID 3, UPFEL", sendo autoras Mahuã Alonso, Thais Machado do Amaral, Francine Siegert e Cláudia Mariza Brandão, sob o eixo – Experiências: ensinar e aprender arte.

Após as apresentações dos trabalhos foi realizado um debate sobre os assuntos citados. Com isso, os participantes puderam acrescentar mais detalhes do seu trabalho, além de ocorrerem discussões e trocas de experiências com todos os participantes da sala.

Esta modalidade, E-Pôster, foi utilizada pelo Congresso pela primeira vez, pois a coordenadora da sala de apresentação relata que o evento queria inovar e proporcionar aos participantes novas escolhas de apresentação de trabalho que não fossem somente artigos e banners; então se incluiu no evento o E-Pôster caracterizado pela projeção do pôster e a fala do participante sobre seu trabalho resumidamente de três a cinco minutos.

Por se tratar de uma inovação ocorreram algumas falhas, mas a coordenadora da sala destaca que por ser a primeira vez o Confaeb já esperava por tais ocorrências, além de relatar que está disponível no blog do evento uma página de sugestões para melhoria do mesmo.




Postado por Janice do Amaral.

domingo, 11 de novembro de 2012

Relatos de participação no ConFaeb I

Ao participar do Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil (ConFaeb), na cidade de São Paulo, apresentei um artigo intitulado “Recursos Virtuais no Ensino de Artes Visuais no PIBID 3/UFPel”, sendo autores (as) Paula Pereira Pinto, Cláudia Mariza Mattos Brandão, Daniel Keglis Konrath e Diana Silveira de Almeida.
 
A apresentação ocorreu no dia 01/11/12 e versou sobre recursos utilizados para a ampliação do leque de saberes dos bolsistas do subprojeto das Artes Visuais (PIBID 3/UFPel), evidenciando o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem, além de ferramentas como WebQuests e Webmuseus.
 
Após terem ocorrido todas as falas da mesa que tinha como eixo “Formação inicial e continuada”, houve um debate entre os comunicadores envolvendo, também, questionamentos dos ouvintes. As discussões foram bastante interessantes, pois estavam presentes várias professoras da rede pública, surgindo relatos de experiências sobre os meios encontrados para utilizar imagens em sala de aula, com o auxílio de blogs, além das dificuldades que as escolas encontram de acesso às salas de informática ou internet, ocorrendo, então, um grande compartilhamento de experiências entre os presentes na sala.
 
 

Postado por: Paula Pereira Pinto

terça-feira, 30 de outubro de 2012

A EEEM AREAL inicia as atividades do Projeto Interdisciplinar

No dia 16 de outubro, terça-feira, finalmente damos início às atividades propostas no projeto interdisciplinar, intitulado " CORPO E MEIO AMBIENTE – A VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR NA BUSCA DA CIDADANIA AMBIENTAL: O CASO DA ESCOLA ESTADUAL DE
ENSINO MÉDIO AREAL/PELOTAS-RS ".

A 1ª atividade foi o ciclo de cinema, realizada com as turmas de 6º ano A e B, e o filme escolhido foi "Wall-E", Animação de 2008, com direção de Andrew Stanton, por permitir  ao grupo levantar questionamentos e problematizar a relação homem-meio ambiente e outras questões ambientais, sendo meio ambiente o tema do projeto.

Cada área escolheu momentos importantes do filme nos quais os pibidianos puderam fazer intervenções, na forma de atividade ou discussão. As turmas responderam bem à atividade, que permitiu também que introduzíssemos conteúdos a serem explorados e problematizados nas ações futuras.



quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Curso de WebQuest

No dia 10 de outubro de 2012 ocorreu o fechamento do Curso de WebQuest iniciado no mês de junho do ano corrente. A proposta fez parte das atividades previstas para a área de Artes Visuais do PIBID III, UFPel.

Tal iniciativa vai ao encontro dos objetivos do subprojeto das Artes Visuais, em especial o de fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador, que utilizem recursos de tecnologia da informação e da comunicação articuladas com a realidade local das escolas envolvidas no Programa.

A WebQuest, além de poder servir como material didático, é um meio de direcionamento e afunilamento da pesquisa em rede, possibilitando aos discentes em formação um guia na busca do conhecimento O curso foi ministrado pelo Prof. Me. João Luis Rocha Paixão Côrtes, com a utilização do programa SeaMonkey para a criação de WebQuests sobre diversos conteúdos envolvendo a área de Artes Visuais. No encerramento das atividades, cada pibidiano(a) apresentou a sua WebQuest, falando sobre o assunto escolhido e os links criados através das ferramentas do SeaMonkey. Temas abordados pelos(as) pibidianos(as):
  • Arte Postal: Mahuã, Thaís
  • Arte Postal e Web Art: Daiane
  • Light Painting: Diana
  • Graffiti: Paula
  • Regina Silveira: Queli
  • Videoarte: Bianca
  • Suzana Queiroga: Janice
  • Pinhole: Daniela
  • Arte funerária: Daniel
  • Arte eletrônica e cibercultura: Priscila


 
Postado por: Paula Pereira Pinto

sábado, 20 de outubro de 2012

23º Seminário Nacional de Arte e Educação - FUNDARTE

O PIBID possibilitou seus bolsistas a oportunidade de participar do 23º Seminário Nacional de Arte e Educação da Fundação de Artes de Montenegro, que ocorreu nos dias 1 a 4 de outubro de 2012.

O curso de Artes Visuais licenciatura apresentou dois trabalhos: um relato de experiência, "A realidade do ensino das Artes Visuais em uma Escola Pública de Pelotas" de Daiane, Janice, Queli, Claudia, apresentado por Daiane Rosenhein e um pôster, "Artes Visuais e Interdisciplinaridade no PIBID III/UFPEL", de Mirella, Priscipla, Raquel e Claudia, apresentado por Mirella.

O seminário, além das comunicações, dos relatos de experiências e pôster, proporcionou diversos painéis com palestrantes de todas as áreas artísticas, oficinas e apresentações de música, dança e teatro, além da exposição na galeria da FUNDARTE, denominada ALFA/TECA Ponto de Fuga - coletivo em Arte, que possibilitou aos participantes enriquecer os conhecimentos da sua área de conhecimento e aprender um pouco das outras linguagens da arte.



Postado por Daiane Rosenhein

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Apresentação dos projetos interdisciplinares

Foi realizada no sábado, dia 06 de outubro, a apresentação dos projetos interdisciplinares que iniciarão ainda este ano nas escolas participantes do PIBID III.

Os projetos foram construídos a partir dos diagnósticos realizados nas escolas, no começo da atuação do PIBID, no qual foram detectados as necessidades e anseios de cada escola. Foram observadas, durante a apresentação, algumas semelhanças entre os projetos apresentados ao grande grupo constituinte do PIBID III GeoArtes, tais como a valorização do espaço escolar, relação escola-aluno, bem como o cotidiano dos alunos.

Na escola Santa Rita será trabalhado os temas valorização e ressignificação com o título “LUGAR ESCOLA”; no Instituto Assis Brasil identidade e corporeidade por meio do grafite com o título ”DAS CLASSES AOS MUROS”; Na Escola Monsenhor Queiroz o tema será diversidade e identidade com o título “HIP HOPIRANDO NO MONSA” e a Escola Areal trabalhará o tema Meio Ambiente com o título "CORPO E MEIO AMBIENTE - A VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR NA BUSCA DA CIDADANIA AMBIENTAL: O CASO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO AREAL/PELOTAS-RS".

No entanto, apesar das semelhanças, cada grupo interdisciplinar trabalhará de forma diversificada contemplando as necessidades de cada escola.

 
  
Postado por Janice do Amaral e Queli Rios