Nos dias 7, 8, 9, 10 e 11 de novembro aconteceu a Semana Acadêmica de Artes Visuais da UFPel. Dentro da programação, os pibidianos Bianca, Daiane, Daniel e Juliano ministraram a oficina "Arte-postal em tempos de spam, twittagem e no que você está pensando agora?", que contou com 12 participantes.
Pelo fato do público da Semana Acadêmica ser formado por estudantes do curso de artes visuais, em relação à oficina realizada na Semana de Educação da Escola Assis Brasil, foram feitas algumas mudanças no enfoque das discussões.
Percebemos, neste grupo, que o interesse em participar da oficina vinha da curiosidade em relação ao título da oficina, que trazia termos associados às redes sociais em contraponto com o termo "postal".
Durante a explanação teórica e a contextualização histórica, percebemos que ainda que o público fosse composto por estudantes de artes, muitos não estavam familiarizados com o termo "arte postal" e com os nomes dos artistas como Paulo Bruscky e Eugenio Dittborn.
Lançamos a mesma proposta prática, que consistia em cada participante escolher, dentre uma lista de endereços, alguém com quem pudessem iniciar uma troca de correspondências utilizando o correio como ferramenta. Mas no caso desta oficina, os endereços distribuídos eram de artistas com produção atual, do Brasil e do mundo, que se dispuseram a participar do movimento.
O mais interessante desta experiência foi comparar os trabalhos desenvolvidos nas duas oficinas, e perceber a particularidade e a poética dos trabalhos dos diferentes públicos.
Esperamos que a nossa proposta de troca de trabalhos seja apenas o início de um movimento, e que tanto os participantes da oficina quanto os artistas envolvidos possam dar continuidade à ele, explorando, mergulhando mais a fundo na experiência, conscientes de que os produtos de arte postal também podem funcionar como registro de épocas, estéticas, poéticas, realidades políticas e sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário