Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Arte-postal em tempos de spam, twittagem e no que você está pensando agora?


A oficina, dentro da programação da 15ª Semana de Educação da Escola Assis Brasil, contou com 07 participantes e foi ministrada por Bianca, Daiane, Daniel e Juliano. 

Iniciamos perguntando o que havia motivado a escolha pela oficina e, como esperado, percebemos que o título despertou a atenção da maioria, por remeter a termos associados às redes sociais mais utilizadas pelos jovens atualmente. 

Fizemos uma explanação teórica acerca do movimento artístico conhecido por arte-postal, através de um breve histórico que abordou seu surgimento e a disseminação da arte-postal no Brasil em tempos de ditadura militar. Como exemplo da produção desta época, utilizamos imagens do artista Paulo Bruscky, e para finalizar, apresentamos a obra do artista Eugenio Dittborn, que utiliza a poética da arte postal numa vertente mais contemporânea.

Por fim, lançamos a proposta prática, que consistia em cada participante escolher, dentre uma lista que continha os nomes e endereços dos pibidianos de artes visuais, alguém com quem pudessem iniciar uma troca de correspondências utilizando o correio como ferramenta.

Apresentamos os materiais possíveis de serem experimentados na produção dos trabalhos (jornais, revistas, páginas de livros e agendas antigas, lápis de cor, hidrocor, tecido) e distribuímos selos para que estes fossem postados no mesmo dia.

De acordo com os relatos dos participantes, que não tinham como costume enviar cartas pelo correio, e que desconheciam a arte postal, a oficina foi extremamente proveitosa e enriquecedora.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Oficina de gravura

Após a apresentação do grupo, apresentamos um vídeo sobre a artista brasileira Maria Bonomi. A seguir explicamos como seria o desenvolvimento da oficina e passamos para a prática de técnicas da gravura sobre materiais alternativos.

Escolhemos linóleo e EVA, por serem materiais de baixo custo, acessíveis para o trabalho em sala de aula.

O número de participantes foi baixo, entretanto, podemos afirmar que a oficina foi um sucesso. Conseguimos com a atividade alcançar o nosso objetivo, o de proporcionar às participantes a oportunidade de experimentarem novas/diferentes técnicas, que futuramente poderão ser utilizadas nas salas de aula.