Páginas

sábado, 20 de outubro de 2012

23º Seminário Nacional de Arte e Educação - FUNDARTE

O PIBID possibilitou seus bolsistas a oportunidade de participar do 23º Seminário Nacional de Arte e Educação da Fundação de Artes de Montenegro, que ocorreu nos dias 1 a 4 de outubro de 2012.

O curso de Artes Visuais licenciatura apresentou dois trabalhos: um relato de experiência, "A realidade do ensino das Artes Visuais em uma Escola Pública de Pelotas" de Daiane, Janice, Queli, Claudia, apresentado por Daiane Rosenhein e um pôster, "Artes Visuais e Interdisciplinaridade no PIBID III/UFPEL", de Mirella, Priscipla, Raquel e Claudia, apresentado por Mirella.

O seminário, além das comunicações, dos relatos de experiências e pôster, proporcionou diversos painéis com palestrantes de todas as áreas artísticas, oficinas e apresentações de música, dança e teatro, além da exposição na galeria da FUNDARTE, denominada ALFA/TECA Ponto de Fuga - coletivo em Arte, que possibilitou aos participantes enriquecer os conhecimentos da sua área de conhecimento e aprender um pouco das outras linguagens da arte.



Postado por Daiane Rosenhein

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Apresentação dos projetos interdisciplinares

Foi realizada no sábado, dia 06 de outubro, a apresentação dos projetos interdisciplinares que iniciarão ainda este ano nas escolas participantes do PIBID III.

Os projetos foram construídos a partir dos diagnósticos realizados nas escolas, no começo da atuação do PIBID, no qual foram detectados as necessidades e anseios de cada escola. Foram observadas, durante a apresentação, algumas semelhanças entre os projetos apresentados ao grande grupo constituinte do PIBID III GeoArtes, tais como a valorização do espaço escolar, relação escola-aluno, bem como o cotidiano dos alunos.

Na escola Santa Rita será trabalhado os temas valorização e ressignificação com o título “LUGAR ESCOLA”; no Instituto Assis Brasil identidade e corporeidade por meio do grafite com o título ”DAS CLASSES AOS MUROS”; Na Escola Monsenhor Queiroz o tema será diversidade e identidade com o título “HIP HOPIRANDO NO MONSA” e a Escola Areal trabalhará o tema Meio Ambiente com o título "CORPO E MEIO AMBIENTE - A VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR NA BUSCA DA CIDADANIA AMBIENTAL: O CASO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO AREAL/PELOTAS-RS".

No entanto, apesar das semelhanças, cada grupo interdisciplinar trabalhará de forma diversificada contemplando as necessidades de cada escola.

 
  
Postado por Janice do Amaral e Queli Rios