Páginas

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Semana Da Solidariedade na Escola Santa Rita

No dia 19 de Maio foi realizado, na escola E. E. E. M. Santa Rita, o Dia da Solidariedade. Este evento reuniu boa parte da comunidade escolar, alunos, pais, professores e equipe diretiva. Houve apresentações de música por alguns alunos da escola, coral do Braile, análise de pressão, corte de cabelo gratuito e oficinas de todo grupo PIBID Santa Rita.

Os pibidianos realizaram diversas oficinas nas áreas de dança, música, geografia e a oficina "Experimentação de Tintas e Pincéis Alternativos" foi ministrado pelo grupo das Artes Visuais. A escolha pela oficina de "Experimentação de Tintas e Pinceis Alternativos" foi pensada de forma que atingisse uma boa parcela de estudantes desta escola, levando em conta que em um sábado não esperávamos muitos alunos, pois a escola fica distante das residências destes estudantes, e muitos não têm condições de irem aos sábados.

Durante a oficina observamos que havia desde crianças de séries iniciais até alunos do ensino médio, alguns professores e pais de alunos. Ao final da manhã percebemos que nossas expectativas com tal oficina foram atendidas. Conseguimos passar a ideia de produção de tintas e pincéis com que temos em casa e de forma mais barata. As crianças se maravilharam com a oficina e algumas permaneceram toda a manhã pintando conosco.

Foram criados pincéis com cabelo que recolhemos na sala ao lado, onde havia um cabeleireiro. Mostramos aos alunos como fazer os pincéis, e eles mesmos criavam os seus. Também criamos tintas de papel crepom, misturas de cores com pigmentos, entre outros. Ao fim da manhã a sala estava repleta de pinturas e todos saíram agradecidos.


Postado por Priscila Barthel

domingo, 20 de maio de 2012

Aula inaugural do Mestrado em Artes Visuais da UFPel com Regina Silveira

Regina Silveira é pintora, gravadora, desenhista, artista multimídia e professora. Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a artista realizou o mestrado e o doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Ela lecionou na Universidade de Porto Rico, fez estágio no Canadá como artista residente e residiu um ano em Nova York quando ganhou a bolsa da Fundação Guggenheim.

Seu trabalho é conhecido internacionalmente, expôs trabalhos individuais e Montevidéu e Madrid, dentre outras cidades. Em São Paulo participou de diversas Bienais, além da 17ª Bienal Internacional. As temáticas abordadas pela artista versam sobre a natureza, a imagem, as representações, percepção da realidade, apropriação e crítica da imagem, dentre outras.

Seus trabalhos apresentam-se na forma de instalações, tapeçarias, pinturas, litogravuras, vídeos, fotografias, ou seja, a artista é versátil e transita por várias linguagens. Na aula inaugural Regina contou sobre a sua trajetória como professora e artista, apresentando imagens de suas obras desde a sua graduação até a atualidade.

Dentre as obras apresentadas surgiram imagens em quebra-cabeça, jogo dos erros, trabalhos em cartões postais e instalações com sombras. Estas obras, no meu entender, são exemplos de práticas que podem ser utilizados em sala de aula. Tanto pela versatilidade das formas, assim como, pela relação com o cotidiano que apresentam.

Destacamos aqui as produções de Regina Silveira, incluindo produções em Arte Postal, visto que essa é uma prática que está prevista para as atividades do subprojeto das Artes Visuais.



Postado por Queli Rios