Páginas

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

“VIDA LONGA AO CUNNILINGUS NORTE COREANO”

Este foi o vídeo-arte escolhido para começar nossa apresentação dos PCN`S.

O sarcasmo do texto e a mudança de escalas e cores, sincronizados a trilha sonora da jazzista Nina Simone dão vida à poesia provocativa, Cunnilingus in North Korea (Cunnilingus da Coréia Norte), vídeo arte produzido pelo coletivo Young Hae Chang Heavy industries.

Kim Jong il, ditador norte coreano recentemente falecido é o alvo do coletivo nessa versão. O ditador discursa para seu vizinho capitalista, a Coréia do Sul sobre a experiência norte coreana acerca do comunismo, liberdade e igualdade sexual.

O país conhecido por ser um regime comunista totalitário e repressivo tem as portas de suas prisões comportamentais escancaradas pela crítica criativa que utiliza a ironia e recursos simples para conseguir efeitos dramáticos.

O dinamismo visual proporcionado pelo vídeo arte garante ao espectador uma análise peculiar sobre o tema. Pensar e repensar no corpo como um território, nosso primeiro território livre a ser explorado, onde a liberdade não pode ser reprimida, território em que regimes políticos e ideológicos não deveriam se pré-estabelecer como opressores.

Legenda:
Cunnilingus in North Korea [Cunilíngua na Coréia do Norte] 2005. Vídeo HD QuickTime e música “See Line Woman” de Nina Simone. 6’15’’. Exposto na 8ª Bienal do MERCOSUL.
Coletivo formado em 1999 por Young-Hae Chang e Marc Voge. Vivem em Seul, Coréia do Sul.

Vídeo (em inglês): http://www.youtube.com/watch?v=nd6BKA1ishk

Mais informações sobre a obra: http://www.bienalmercosul.art.br/artista/271

Postado por Raquel Mendes