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quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Enquanto isso no verão Pelotense..

Alguns pibidianos, já com saudade das aulas, aproveitam para adquirir conhecimentos que possam auxiliá-los nas futuras atividades a serem desenvolvidas nas escolas, participando do curso de férias “Cozinha do desenho: realização e experimentação de materiais alternativos”, que aconteceu nos dias 17, 18, 19 e 20 de janeiro, no ateliê de cerâmica do Centro de Artes da UFPel.

O curso foi realizado e coordenado pelas professoras Vivian Herzog e Carolina Rochefort, e teve como colaborador o discente de artes Jailson Valentim dos Santos.

Nele, nós, participantes, pudermos, literalmente, pôr a mão na massa e aprender a produzir nossos próprios materiais de desenho. E foi incrível poder ver materiais como pó xadrez, goma arábica, giz de quadro negro, glicerina líquida, vaselina sólida, parafina e cera de abelha se transformarem em nanquin, aquarela líquida, pastel seco, pastel oleoso e giz de cera.

Além de produzirmos o material, pudemos experimentá-lo da melhor maneira possível: desenhando, em conjunto e individualmente. Foi uma experiência deliciosa, e que possibilitou o encontro com o pibidiano Pablo Castro, da biologia, que, apaixonado pelas artes, já sugeriu mantermos contato para pensar em futuras ações interdisciplinares também com esta área.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Oficina de construção do currículo Lattes

A oficina sobre Lattes ministrada pela professora coordenadora do subprojeto Artes Visuais UFPEL, Cláudia Brandão, teve como objetivo principal sanar as dúvidas dos estudantes sobre a disposição das informações dentro da Plataforma Lattes, tendo em vista que o sistema é um pouco complexo e alguns estudantes ainda desconhecem a sua existência.

E então, o que é Lattes? A Plataforma Lattes é a base de dados de currículos de pesquisadores e instituições das áreas de Ciência e Tecnologia atuando no Brasil.

Consiste em um sistema digital para a organização de informações, que viabiliza uma forma mais rápida e organizada de acesso às produções. Esse sistema surgiu com a necessidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de gerenciar uma base de dados sobre pesquisadores em Ciência e Tecnologia para credenciamento de orientadores no país. A Plataforma recebe esse nome em homenagem ao físico brasileiro Cesare Mansueto Giulio Lattes(1924-2005) co-descobridor do mensón PI.

O currículo Lattes é importante tanto para as instituições quanto para os pesquisadores que mantêm seus currículos atualizados. Permite à Instituição uma fácil visão e avaliação curricular dos docentes e discentes contemplando os seguintes pontos:

- Formação de grupos de trabalho e pesquisa;
- Avaliar o seu trabalho enquanto pesquisador;
- Diagnosticar o perfil do pesquisador com outros dentro de sua área de atuação.

Ao pesquisador:
- Possibilita a visibilidade da produção docente por grupos de pesquisa consulta em qualquer lugar do país;
- Possibilidade de concessão de passagens para eventos científicos;
- Participação de projetos.

Em geral os órgãos de fomento consultam o currículo Lattes, tornando-o de suma importância para as avaliações de produção científica.



Postado por Juliano Petitot