Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

PIBID 3/ Artes Visuais participou do 21º CIC- Congresso de Iniciação Científica da UFPel em 2012


O Congresso de Iniciação Científica da UFPel aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2012, onde alguns integrantes do PIBID Artes Visuais participaram, além de assistirem as palestras também com apresentação de trabalho referente as práticas realizadas no Programa. Sob a orientação da professora, doutora da UFPEL e coordenadora do PIBID Artes Visuais, Cláudia Brandão, foram apresentados três trabalhos. São eles:
 
Sala de Artes como um espaço infinito: reflexões proporcionadas pelo PIBID 3/UFPEL,de Daniel Konrath, que trata das questões e da importância dos espaços e a relação do ambiente com o ensino. Usando para reflexão os espaços destinados dentro das escolas às Artes Visuais, trabalho baseado em pesquisa e que parte da leitura e análise do livro “A Poética do Espaço”, de Gaston Bachelard (1993).

A formação docente em Artes Visuais no âmbito do PIBID3/UFPEL, de Daniela dos Santos, que se trata de um relato da primeira experiência das Artes Visuais dentro do PIBID3, onde baseados em pesquisas bibliográficas e reflexões acerca das vivências, foram planejadas oficinas de Stencil, Materiais e Técnicas Alternativas, Gravura e Arte Postal, para a 15ª Semana da Educação do IEE Assis Brasil. A oficina de Arte Postal teve a sua influência dentro das atividades seguintes do PIBID.

Webquest: Uma ferramenta virtual nos processos de ensino-aprendizagem do PIBID 3/Artes Visuais, de Paula Pinto, que é um relato do curso que foi proporcionado aos bolsistas do subprojeto das Artes Visuais do PIBID3/Artes Visuais, um curso sobre a criação de WebQuests, dentro das atividades previstas para a área. Trata da importância do uso das novas tecnologias em aula e da experiência dos bolsistas com a ferramenta.

Investigando sobre o ensino de artes visuais em uma escola pública de Pelotas: ações do PIBID 3/Artes Visuais, de Thais do Amaral, Roberta Vellar e Mahuã da Silva, que trata do resultado de uma experiência vevenciada através do subprojeto das Artes Visuais do PIBID 3, em uma escola estadual da cidade de Pelotas. Foi realizado um diagnóstico, para conhecermos como se dá o funcionamento da disciplina de Artes Visuais no cotidiano escolar, tendo como foco os professores de Artes Visuais atuantes na escola em questão. O trabalh fala, a partir desta pesquisa, sobre a importância do uso do cotidiano dos escolares e das tecnologias que fazem parte da vida destes.

Além dos trabalhos mencionados muitos integrantes do PIBID3/Artes Visuais apresentaram trabalhos referentes a outras pesquisas de projetos particulares, como seus TCCs.


 
Postado por Thais do Amaral.