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sexta-feira, 7 de junho de 2013

Participação do PIBID Artes Visuais no 5º SBECE e 2º SIECE: Nas contingências do espaço-tempo

O 5º Seminário de Estudos Culturais e Educação e o 2º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, realizado nos dias 20, 21 e 22 de maio em Canoas/RS, promovido pelo programa de Pós-Graduação em Educação da ULBRA, Universidade Luterana do Brasil, em parceria com o programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, trouxeram como tema gerador para as discussões: “Nas contingências do espaço-tempo”. 

O desafio proposto pelo seminário era o de pensarmos juntos sobre a educação que se desenvolve no espaço-tempo contemporâneo, algo de substantiva importância para aqueles que se dedicam ao campo da educação, em seus múltiplos desdobramentos. Visto que desde meados do século XX, passamos por transformações nas formas de significar, utilizar e operar com os conceitos de espaço-tempo e hoje o avanço tecnológico alavancou ainda mais essas transformações espaço-temporais. 

O evento teve uma programação bem ampla, com apresentação de trabalhos, mesas redondas, interlocuções de pesquisadores e mini-cursos. Na conferência de abertura assistimos a palestra do Professor Dr. André Lemos, do departamento de comunicação da Univ. Federal da Bahia/UFBA, que tratou do tema Cibercultura e de algumas teorias que surgem com o avanço tecnológico na contemporaneidade. 

O mini-curso que participamos tratava de gênero e cultura visual, ministrado pela professora Dra. Bianca Salazar Guizzo que trouxe para discussão a forma como as questões de gênero vêm sendo representadas e problematizadas no mundo contemporâneo que se apresenta cada vez mais visual, fazendo-nos refletir acerca do poder da imagem na formação dos sujeitos. 

Em uma das interlocuções com pesquisadores assistimos a interlocuções possíveis com os estudos foucaultianos com a professora Dra. Maria Rita Cesar (UFPR) e o professor Dr. Alfredo Veiga-Neto (UFURGS), que colocaram seus estudos acerca do filósofo Michel Foucault. Os estudos foucaultianos fazem relação direta com a educação, o filósofo escreveu sobre saber filosófico, relações de poder e governamentalidade, práticas de subjetivação e vários outros temas tratados. Apesar de Foucault “não ser pau para toda obra”, é importante saber quando aplicá-lo, como colocou o professor Veiga-Neto. Isso, pois como trabalhamos com educação, vimos o quão importante é conhecer alguns estudos foucaultianos para a problematização das nossas práticas. 

O evento colaborou de diferentes modos para a ampliação da nossa aprendizagem, sem se limitar aos dias em que aconteceu, posto que a exemplo do professor Veiga-Neto que tem vários estudos publicados acerca de Michel Foucault como o livro “Foucault & a Educação”, de 2003, e vários artigos que poderão nos servir de aporte para uma maior compreensão e iniciação a novos horizontes de estudos.
Na apresentação de trabalhos as pibidianas das Artes Visuais Thais do Amaral, Daiane Figueiredo, Queli Rios, Janice do Amaral, a supervisora de escola Rosah Lemos de Pinho e a coordenadora de área Cláudia Brandão, levaram para compartilhar os seguintes temas:

Eixo temático: Educação, identidades e diferenças
COLORINDO OLHARES DA ESCOLA (Daiane Figueiredo Rosenhein)

Eixo temático: Escola e trabalho docente
A ESCOLA COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO PERMANENTE: MEIOS POSSIVEIS PARA A QUALIFICAÇÃO DA DOSCENCIA EM ARTES VISUAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO (Rosah Lemos de Pinho)
ARTE POSTAL: A SIMBOLOGIA POR TRÁS DA IMAGEM (Queli Daiane Rios, Janice Rocha de Souza do Amaral)

Eixo temático: Educação, literatura e arte
4:20 É HORA DA ESCOLA LIDAR COM ISSO (Thais Machado do Amaral)
CRIANDO FORMAS E COMUNICANDO IDEIAS (Cláudia Mariza Mattos Brandão, Mahuã Alonso da Silva)

A participação no evento possibilitou uma formação em contato com ensino, pesquisa e extensão, nos servindo tanto como ampliação de formas de estudo, quanto como possibilidade de troca de saberes. Foi muito proveitoso para a nossa formação não apenas acadêmica, mas formação geral, enquanto sujeitos, pois além das atividades acadêmicas, tivemos o prazer da convivência, e como coloca Maffesoli (1998) “[...] enquanto a lógica individualista se apoia numa identidade separada e fechada sobre si mesma, a pessoa (persona) só existe na relação com o outro”.


Postado por Thais Machado do Amaral

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